Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/941
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Projeto UCA em Mato Grosso : práticas de leitura e escrita |
Autor(es): | Silva, Enilda Euzébio da |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Coorientador: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Lima, Tânia Maria de |
Membro da Banca: | Pereira, Vinícius Carvalho |
Membro da Banca: | Oliveira, Maria Izete de |
Resumo : | Este estudo buscou discutir as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na Educação. Seu objetivo é analisar o processo da utilização do computador como auxílio às práticas didático-pedagógicas. A fim de responder a problemática que norteou esta pesquisa (Como as TIC, em especial, o computador, estão sendo integradas ao fazer pedagógico em um dos experimentos do programa UCA (Um Computador por Aluno), no estado de Mato Grosso?), buscou-se conhecer práticas pedagógicas no trabalho com a leitura e a escrita, mediadas pelo laptop educacional (computador portátil) realizadas na disciplina de língua portuguesa por alunos do ensino fundamental. Consideramos o estudo relevante, uma vez que o uso de recursos tecnológicos no ambiente educacional, principalmente, o computador e a apropriação, pelos sujeitos, do conhecimento disperso na internet demandam ainda muito debate e reflexão crítica, por parte dos responsáveis pelo setor educacional de modo geral. A opção metodológica é pela pesquisa qualitativa, cujo método adotado foi o Estudo de Caso. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário, a observação realizada in loco, a análise de documentos e a entrevista. Os resultados revelaram que a introdução da informática na educação não é tarefa simples. Exige-se muito esforço por parte dos agentes envolvidos no contexto. Se as “facilidades’ técnicas que esses recursos apresentam não forem analisadas de forma crítica, o esforço da integração das TIC no trabalho docente poderá ser inócuo e corroborar ainda mais com a “artificialidade” do trabalho com a linguagem. Desse modo, pode-se dizer que não basta equipar as escolas públicas de aparatos tecnológicos e digitais, se esses recursos não forem entendidos e articulados com os objetivos da aprendizagem. É necessária, entre outros aspectos, uma política de formação continuada coerente com os contextos escolares, para que os professores, principais agentes nesse processo, sintam-se preparados e seguros ao fazer o uso pedagógico desses recursos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study looked forward to discuss the useful of the ICT (Information and Communication Technology) in Education. This study aims to analyze the laptop as a useful tool to the pedagogical practices. In order to discuss the Information and Communication Technology, specially the laptops that are being integrated to the pedagogical practices in one of the experiments, the One Laptop per Children Program, in the State of Mato Grosso, it was necessary to know the pedagogical practices applied to the development of reading and writing abilities, through the use of the educational laptop, performed in the Portuguese Language subject by students of basic education. This study is important because the use of the technological resources in schools, mainly the laptop and the possibility to get information through the internet, request discussion and critical reflection by the people who are responsible for school education. This study employs the qualitative research as methodology with the Case Study. A questionnaire, in loco observation, the document analysis and the interview were used as tools to collect data. The results revealed that the introduction of the Information and Communication Technology in Education is not a simple task. It is necessary a great effort by those who are interested in the use of the Information and Communication Technology in Education. If the technical benefits of these resources were not critically analyzed, the effort to use the Information and Communication Technology in schools can be useless and can contribute even more to the development of a superficial work with the language. Thus, it is not enough offer technological and digital equipment to public schools if these resources were not properly connected with the learning purpose. Among other aspects, it is necessary a continuing education policy according to the schools reality, in order to the teachers, who have an important responsibility in this process, feel confident and prepared to use the Information and Communication Technology as a pedagogical resource. |
Palavra-chave: | Tecnologias da informação e comunicação Educação Projeto um computador por aluno Professores Utilização do computador Ensino Leitura e escrita |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Information and communication technology Education Project one laptop per children Teachers Laptop’s use Teaching Reading and writing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Enilda Euzébio da. Projeto UCA em Mato Grosso: práticas de leitura e escrita. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/941 |
Data defesa documento: | 9-Jul-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Enilda Euzébio da Silva.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.