Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/951
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Práticas pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem na UFMT-Cuiabá : perspectiva e olhares |
Autor(es): | Cassiolato, Heloisa Maria Pierro |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Garanhani, Mara Lúcia |
Resumo : | O enfermeiro trabalha com o cuidado em enfermagem, em sua atuação profissional. Durante o seu aprendizado, no ensino universitário, o aluno trabalha com o cuidado em suas dimensões teórico e prática. O processo de ensino do cuidar passa atualmente por significativas alterações curriculares, isso com o intuito de formar profissionais mais preparados para realizar uma assistência mais humanizada aos pacientes, principalmente aos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas pedagógicas no desenvolvimento dos conteúdos no ensino do cuidado ao outro na graduação em um curso de graduação em enfermagem, que tem por foco a humanização. Trata-se de pesquisa com base em abordagem qualitativa, com metodologia exploratória e descritiva. Para coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas. O lócus da investigação foi o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso em Cuiabá. Os sujeitos pesquisados foram os docentes do quarto ao nono semestres e discentes do quarto e nono semestres do curso antes mencionado. Para categorização dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, tendo por orientação os pressupostos indicados por Bardin (2009). Como primeiros resultados foi caracterizado o perfil dos sujeitos da pesquisa em tela, para, posteriormente, por meio das entrevistas serem identificadas ideias chave para a análise, como se segue: o processo de cuidar como um conjunto de conhecimentos científicos; cuidado como essência do trabalho em enfermagem; processos de ensino que dependeriam do aprendizado do cuidado para que o aluno conseguisse realizá-lo com autoconfiança; práticas transformadoras no ensino do cuidado; autonomia do aluno para o aprendizado do ensino do cuidado; e seu processo de avaliação. Finalmente é destacado que este processo de ensino faz parte de um movimento de transformações nas universidades, com o intuito de melhor direcionar ações/práticas pedagógicas que corroborem o cuidado humanizado, objetivando melhorias na formação dos profissionais da área de saúde, especialmente dos enfermeiros. |
Resumo em lingua estrangeira: | The nurse works with care in their professional performance. During his teaching, the student works with care in their theoretical and practical dimensions. The learning process of the care is going through significant curriculum changes nowadays, that in order to train more professionals prepared to perform more humanized care to patients, especially those served by the Unified Health System (SUS). This research intent to: examine the pedagogical practices in the development of content in teaching the care to another in a undergraduate degree course in nursing, which had as its focus the humanization. It is research - based approach to qualitative methodology with exploratory and descriptive. For data collection, we used questionnaires and interviews. The locus of the investigation was the nursing course at the Federal University of Mato Grosso in Cuiaba. Study subjects teachers from fourth and nine semesters before mentioned. For categorization of data was used so-called “content analysis”, with the guidance assumptions indicated by Bardin (2009). As first result were characterized by the profile of research subject on screen, and, later, through interviews of key ideas are identified for analysis as follows: the care process as a set scientific knowledge; care as the essence of nursing work; teaching process that depend on the learning of care that the student could perform them with confidence; transformative practices in the teaching of care; learner autonomy for learning school care, and your assessment process. Finally, it is noted that process is part of a movement of change in universities, in order to better target actions pedagogical practices corroborating humanized care, aiming to improve the training of health professionals, especially nurses. |
Palavra-chave: | Enfermagem - Práticas pedagógicas Cuidados de enfermagem - Estudo e ensino Humanização dos serviços de saúde Curso de Enfermagem - UFMT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Nursing - Pedagogical practices Nursing care - Study and teaching Humanization health services The Nursing course at the Federal University of Mato Grosso in Cuiabá |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CASSIOLATO, Heloisa Maria Pierro. Práticas pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem na UFMT-Cuiabá: perspectiva e olhares. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/951 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Heloisa Maria Pierro Cassiolato.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.