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Tipo documento: Dissertação
Título: A organização curricular na política de currículo da EJA para os CEJAS em Mato Grosso de 2008 a 2011
Autor(es): Bignarde, Kleber Gonçalves
Orientador(a): Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Oliveira, Ozerina Victor de
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Neves, Dimas Santana Souza
Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as reinterpretações na Organização Curricular da Política de Currículo da Educação de Jovens e Adultos para os Centros de Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso no período de 2008 a 2011. Estabeleceu-se, como princípio teórico-metodológico, a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, pelo qual é evidenciada a importância da inter-relação dos contextos (de influência, de produção do texto e da prática) e são valorizadas as relações global/local, demonstrando que a política está sujeita à reinterpretação e recriação. Como fonte de análise utilizaram-se documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso para o desenvolvimento dos CEJAs. E por meio dos planos de ensino por área de conhecimento e de uma entrevista semiestruturada foram analisadas as reinterpretações dos professores. Evidencia-se neste estudo que a organização curricular proposta para os CEJAs é marcada como artefato cultural, representada pelos processos de reinterpretação, sendo esta produção curricular um processo de disputas contingenciais e momentâneas. Os dados analisados dão a conhecer também o enfoque de uma organização curricular que transita com tendências de currículo integrado centrado nas disciplinas de referência e, em outros momentos, no currículo integrado centrado nas disciplinas ou matérias escolares. Essas formas de organização curricular coexistem na prática dos professores, sendo predominante naquela em que os currículos estão centrados nas disciplinas de referência.
Resumo em lingua estrangeira: This work has as objective to analyze the reinterpretations on the Curricular Organization of the Curriculum Policy for Education of Young and Adults for the Young and Adults Educational Centers in Mato Grosso during the years 2008 until 2011. It was established, as a theoretical-methodological principle, Stephen Ball's approach to the Cycle of Politics, by which the importance of contextual interrelation (of practice, of influence and of text production) is evidenced and the global/local relations are valued, demonstrating that politics is subject to reinterpretation and recriation. Documents produced by State Secretariat for Education in Mato Grosso relating to the development of the CEJAs (Educational Center for Young and Adults) have been used as source of analysis. And by means of the educational plans per area of knowledge and of a semi structuralized interview, the professors' reinterpretations have been analyzed It is evident in this study that the curricular organization proposed to the CEJAs is noted as a cultural device, represented by the reinterpretation processes, and this curricular production being a process of eventual momentary disputes. The analyzed data also show the approach of a curricular organization that moves about with integrated curricular trends, centered in referential disciplines and, at other moments, in the integrated curriculum centered in school subjects. These forms of curricular organization coexist in the professors' practice, being predominant where the curriculums are centered in their subjects of reference.
Palavra-chave: Organização curricular
Ciclo de políticas
Educação de jovens e adultos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curricular organization
Cycle of politics
Young and adults education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BIGNARDE, Kleber Gonçalves. A organização curricular na política de currículo da EJA para os CEJAS em Mato Grosso de 2008 a 2011. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/969
Data defesa documento: 27-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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