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http://ri.ufmt.br/handle/1/977
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O pensar e o fazer de alfabetizadoras participantes da proposta do SIGA em Mato Grosso |
Autor(es): | Santana, Maurecilde Lemes da Silva |
Orientador(a): | Oliveira, Ana Arlinda de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ana Arlinda de |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Paiva, Maria Aparecida |
Resumo : | Neste estudo objetivo compreender como professoras alfabetizadoras de escolas públicas concebem o processo de alfabetização e letramento e desenvolvem suas ações docentes como participantes na proposta do SIGA - Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem, em Mato Grosso. A proposta foi implantada pela SEDUC, em 2010, em algumas escolas da rede estadual de ensino e, em 2011, ampliada para todas as escolas urbanas e do campo que atendem ao primeiro Ciclo. Os pressupostos teórico-metodológicos asseguram a alfabetização e o letramento enquanto processos indissociáveis e o desenvolvimento de capacidades que possibilitem às crianças articularem o conhecimento elaborado e suas experiências para a resolução dos problemas cotidianos. Desse modo, espera-se que estas sejam alfabetizadas até os oito nos de idade apreendendo o sistema de escrita e suas diferentes formas de interpretar, ler e inserir-se no espaço sócio-cultural, convivendo com as diversas manifestações de escrita e participando das práticas sociais que a envolvem. Delimitei como referencial de análise a Área de Conhecimento das Linguagens, numa vertente socioconstrutivista, considerando os eixos estruturantes e o trabalho de desenvolvimento das capacidades próprias de cada eixo. Os eixos correspondem a Compreensão e valorização da cultura escrita, Oralidade, Produção de Leitura e Produção de escrita, sendo imprescindível abordar a Literatura Infantil e sua essencialidade na formação do leitor, temáticas para as quais busquei autores que assegurassem os fundamentos do estudo. Como metodologia da pesquisa, optei pela investigação qualitativa, considerando a alternativa da inserção in lócus e a interação com o objeto de estudo em seu ambiente natural para a coleta dos dados. Os instrumentos utilizados foram a observação, questionário, entrevista gravada com roteiro semi-estruturado de questões e a análise documental. O fazer das professoras configura-se pelo trabalho envolvendo gêneros discursivos, estratégias diversificadas de produção de leitura e escrita, destacando-se a Literatura Infantil, relação dialógica e interativa com alunos, situações de desenvolvimento de letramento, ao mesmo tempo em que é marcado pela necessidade formativa, por não terem clareza dos pressupostos epistemológicos, dificuldade para operar o sistema, ênfase no ensino em virtude das atividades repetitivas propostas para a aquisição da escrita. O trabalho coletivo é indispensável para que a proposta dê certo, e o mais importante é que elas estão dispostas a refletir sobre o que realizam no projeto na intenção de aprimorar a qualidade das práticas de leitura e escrita e de desenvolvimento da oralidade, condição primordial para a convivência e participação na sociedade. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this study aims to understand how teachers conceive of literacy teachers public schools the process of literacy and literacy and develops their teaching actions as participants in the proposal of SIGA-Integrated Learning Management System, in Mato Grosso. The proposal was implemented by SEDUC, in 2010, in some schools from state schools net and in 2011, extended to all urban and country schools that meet the first cycle. The theoretical- methodological assumptions ensure to literacy and the literacy while inseparable processes and the development of capabilities that enable children to articulate their experiences and knowledge for the resolution of everyday problems. In this way, it is hoped that the children are literate until the eight year old seizing the writing system and its different forms of interpreting, read and insert in the socio-cultural living space with the various manifestations of writing and participating in social practices that it involve. I had adapted as benchmark of analysis to Languages Area of knowledge in a social constructivism theory aspect, considering the structuring axes and the development work of the specific capabilities of each axis. The axes correspond the Understanding and appreciation of written culture, Orality, Production of reading and Production of writing, being essential to address the children's literature and its essentiality in the formation of the reader, for which I sought thematic authors who ensure the fundamentals of the study. As research methodology, I opted for qualitative research, considering the alternative to insertion in locus and the interaction with the object of study in their natural environment for data collection. The instruments used were the observation, questionnaire, interview recorded with semi-structured questions screenplay and documentary analysis. The diary work of teachers is configured by the work involving discursive genres, diversified production strategies of reading and writing, including the children's literature, dialogic and interactive relationship with students, literacy development situations, at the same time that is marked by the need of training, inconsequence of not having clarity of epistemological assumptions, difficult to operate the system, emphasis on education because of repetitive activities proposals for the acquisition of writing. The collective work is essential to the proposal make it work and the most important thing is that they are willing to reflect on what place it works in the project in order to improve the quality of reading and writing practices and development of orality, precondition for coexistence and participation in society. |
Palavra-chave: | Alfabetização Letramento SIGA Concepção docente Ação docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Literacy Literacy SIGA Teaching design Teaching action |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTANA, Maurecilde Lemes da Silva. O pensar e o fazer de alfabetizadoras participantes da proposta do SIGA em Mato Grosso. 2013. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/977 |
Data defesa documento: | 8-Apr-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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