Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/990
Tipo documento: Dissertação
Título: A vivência na escola : percepção de professores e alunos sobre a doença falciforme
Autor(es): Brito, Neusa de
Orientador(a): Lima, Tânia Maria de
Coorientador: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação que se estabelece entre o aluno com doença falciforme (DF) no contexto escolar em relação aos seus professores em escolas do Município de Cuiabá/MT. O estudo foi desenvolvido a partir do referencial teórico da pesquisa exploratória e da abordagem quanti-qualitativa, que envolveu 26 participantes sendo 22 professores, 04 estudantes com diagnóstico da DF. Os resultados permitiram identificar que mais da metade dos docentes não tem conhecimento sobre a DF e declararam não estarem preparados para trabalhar com esses alunos. Observou-se que, os alunos apresentam experiências similares entre si em relação aos conhecimentos sobre a doença e relataram que não percebem discriminações ou diferenças de tratamento em relação aos outros alunos em vistas da doença. Acredita-se que o atendimento educacional especializado seja necessário ao aluno com DF no sentido de suprir lacunas ocasionadas em consequências da doença. Outro fator preponderante é o funcionamento adequado de Projetos e Programas de saúde para o atendimento dos alunos com equipe multiprofissional e formação para os professores.
Resumo em lingua estrangeira: El presente trabajo tiene como objetivo analizar la relación que se establece entre el alumno con anemia falciforme (AF) dentro del contexto escolar en relación a sus profesores en escuelas de la municipalidad de Cuiabá/MT. El estudio fue realizado a partir del referencial teórico de la investigación exploratoria y el abordaje cuanti-cualitativo, que envolvió 26 participantes siendo 22 profesores, 04 estudiantes con diagnóstico de AF. Los resultados permitieron identificar que más de la mitad de los docentes no tienen conocimiento sobre la AF y declararon no estar preparados para trabajar con esos alumnos. Se observó que los alumnos presentan experiencias similares entre si en relación a los conocimientos sobre la enfermedad y relataron que no percibieron discriminaciones o diferencias de tratamiento con relación a los otros alumnos considerando la enfermedad. Es posible que el atendimiento educacional especializado sea necesario para el alumno con AF en el sentido de superar lagunas ocasionadas en consecuencia de la enfermedad. Otro factor preponderante es el funcionamiento adecuado de Proyectos y Programas de salud para el atendimiento de los alumnos con equipo multiprofesional y formación para los profesores.
Palavra-chave: Doença Falciforme
Saúde
Educação
Escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: Anemia Falciforme
Salud
Educación
Escuela
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BRITO, Neusa de. A vivência na escola: percepção de professores e alunos sobre a doença falciforme. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/990
Data defesa documento: 20-Jun-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Neusa de Brito.pdf1.36 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.