Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/993
Tipo documento: Dissertação
Título: O papel do enfermeiro no processo educativo em saúde na educação infantil : concepções de educadores e enfermeiros
Autor(es): Oliveira, Pâmela Roberta de
Orientador(a): Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Marzari, Marilene
Resumo : Os ambientes das escolas infantis são locais propícios para a disseminação de várias doenças infecciosas, próprias da infância, cuja incidência é agravada pela idade, baixa imunidade, tamanho do grupo, hábitos de higiene e grau de contato íntimo entre crianças e pessoas que prestam serviços nelas. A Educação em Saúde é uma prática comumente desenvolvida por várias instituições e profissionais da área, no seu cotidiano de trabalho, principalmente pelo Enfermeiro. O objetivo desta pesquisa é compreender o papel desse profissional, no processo educativo em saúde na Educação Infantil de Barra do Garças /MT. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório. Utilizou-se como técnica de levantamento de dados a entrevista gravada (gravação de voz), com roteiro semiestruturado. O estudo foi desenvolvido em seis CMEIs, uma CMEF e CMEI, duas CMEFs e uma EMEF. Participaram do estudo seis diretoras, cinco coordenadoras, sete professoras da Educação Infantil e sete enfermeiros do Programa de Estratégia de Saúde da Família. Durante a análise dos dados, emergiram as seguintes categorias: a atuação do Enfermeiro na Educação Infantil, na perspectiva da lógica biomédica; o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil; a atuação do Enfermeiro na Educação Infantil, por meio da pedagogia de projetos; a ausência/presença do Enfermeiro nas instituições de Educação Infantil; o conflito dos Educadores com os temas de saúde; o cuidar e o educar na Educação Infantil – ações compartilhadas ou divididas entre setores da Educação e Saúde; a formação do Enfermeiro, consequências de sua atuação profissional na educação popular e saúde e o método de trabalho na Educação Infantil. Os resultados revelaram a latente necessidade, cada vez mais crescente, da integração dos saberes entre educadores e profissionais da saúde, não apenas Enfermeiros, na luta por um processo educativo em saúde que valorize a união do cuidar e do educar, na infância, em detrimento das posturas higienistas e dos discursos vinculados ao mercado de trabalho. Espera-se que as parcerias se fortaleçam entre o Setores da Saúde e da Educação, com a participação ativa dos cidadãos de cada área, no processo de tomada de decisão, referente às condições de saúde e de vida.
Resumo em lingua estrangeira: The kindergartens’ environments are auspicious places to spread several common infectious diseases during childhood, whose incidence is worsen by age, immunity, group size, hygiene habits and degree of personal contact between children and those who provide these services in the schools. Health Education is a practice commonly developed by several institutions and professionals in their daily work, especially by the Nurse. The objective of this research is to understand the role of the Nurse in health education process in kindergarten in Barra do Garças / MT. This is a qualitative study with descriptive and exploratory aim. A recorded interview (voice recording) with semi-structured guide was used as a technique for gathering data. The study was conducted in six CMEIs, one CMEF and CMEI, two CMEFs and one EMEF. The participants were six directors, five coordinators, seven teachers of Early Childhood Education and seven nurses from Family Health Strategy Program. The following categories emerged during data analysis: the role of the nurse in the daycare / pre-school in the logic biomedical perspective; the interdisciplinary work in daycare / preschool; role of the nurse in the daycare / pre-school through pedagogy of project, the absence / presence of the nurse in the daycare / preschool; conflict of Educators with health issues; the caring for and the educating in daycare / preschool - divided or shared actions between Education and Health sectors, training for nurses, consequences of their professional performance in popular education and health and the working method of child education. The outcomes revealed a latent necessity, increasingly crescent, the integration of knowledge among educators and health professionals, not only nurses, in the fight for an education process in health which enhances the union of the caring for and the educating the children at the expense of hygienist postures and of discourses linked to the labor market. the partnerships between the Health and Education sectors are expected to be strengthen, with the active participation of the citizens in each area, in the process of decision making, related to health and life.
Palavra-chave: Educação infantil
Educação em saúde
Educação popular
Cuidado de enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Early childhood education
Education in health
Popular education
Nurse caring
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Pâmela Roberta de. O papel do enfermeiro no processo educativo em saúde na educação infantil: concepções de educadores e enfermeiros. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/993
Data defesa documento: 14-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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