Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1864
Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendizagem significativa crítica de tópicos de física nuclear por meio de aula de campo
Autor(es): Sousa, Sandra Maria Gomes de
Orientador(a): Rinaldi, Carlos
Coorientador: Jorge Neto, Miguel
Membro da Banca: Rinaldi, Carlos
Membro da Banca: Jorge Neto, Miguel
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Pina, Susana Rodrigues de
Resumo : Investigou-se o uso de aulas de campo em um setor radioterápico como estratégia favorável à promoção da aprendizagem significativa como atividade crítica na compreensão de conceitos de física nuclear, através de uma pesquisa qualitativa com anuência de estudo de caso tendo a Teoria da Aprendizagem Significa de David Paul Ausubel (1968) e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antonio Moreira (2005) como bases referenciais. Para a prática da proposta, no contexto escolar, foi dado início à construção da ferramenta didática nomeada “guia para aula de campo sobre tópicos de Física Nuclear”, produto final desta investigação que foi sendo aperfeiçoada no decorrer das ações didáticas. Esta investigação também buscou atender ao tema estruturador Matéria e Radiação (BRASIL, 2002). Os sujeitos da pesquisa foram 30 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual de Cuiabá-MT. Nos instrumentos de recolha de dados – respostas aos questionários investigativos, anotações do professor-investigador, participações nas atividades e depoimentos extraídos no último encontro – se observou indicativas de que a aula de campo suscitou a motivação dos estudantes para com o estudo proposto. Provavelmente resultando em predisposição para aprender e esta por sua vez favorecendo a aprendizagem significativa (MOREIRA, 2005; NOVAK, 1981). Diante dos resultados, acredita-se que o objetivo desta proposta tenha sido cumprido, uma vez que as evidências sugerem que houve captação de significados acerca de conceitos da física nuclear; tendo a aula de campo importante contribuição para estes resultados, garantindo a contextualização da proposta em situações reais e fortalecendo-a pelas implicações no contexto social.
Resumo em lingua estrangeira: We investigated the use of field classes at a radiotherapy sector as a favorable strategy to promote meaningful learning as a critical activity in the comprehension of nuclear physics concepts, through a qualitative research with case study agreement using Meaningful Learning Theory, from David Ausubel (1968), and Subversive (Critical) Meaningful Learning Theory, from Marco Antonio Moreira (2005), as theoretical background. For practicing of the proposal, at scholar context, was initiated the construction of the teaching tool named "Guide to field classes about Nuclear Physics concepts", which is the main product of this work and was improved during didactic actions. This research also tried to contemplate the theme Matter and Radiation (BRASIL, 2002). The subjects of this research was thirty students from the last year of a state public high school at Cuiabá-MT. Was observed within the gathering-data tools - answers to the investigative questionnaire, research teacher notes, activities participation and testimonials extracted from the last meeting - indications that the field classes has raised the student's motivation towards the proposed theme. Probably resulting in a predisposition to learn, promoting the Meaningful Learning (MOREIRA, 2005; NOVAK, 1981). With the results, we believe that the main objective of this research was achieved once we observed evidence suggesting meaningful uptake about nuclear physics concepts; with the class fields playing an important role in this results, ensuring the contextualization of the proposal in real situations and strengthening it by implications in the social context.
Palavra-chave: Ensino de física
Física nuclear
Aula de campo
Aprendizagem significativa
Aprendizagem significativa crítica
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SOUSA, Sandra Maria Gomes de. Aprendizagem significativa crítica de tópicos de física nuclear por meio de aula de campo. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1864
Data defesa documento: 10-Dez-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Sandra Maria Gomes de Sousa.pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir
Sandra Maria _FERRAMENTA final.pdf925.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.