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Tipo documento: Tese
Título: Investigação otobiográfica : composição de pesquisa em educação
Autor(es): Yatsugafu, Rubia Helena Naspolini Coelho
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Lee, Henrique de Oliveira
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Kozlakowski, Allan
Membro da Banca: Lopes, Eliete Borges
Resumo : A presente tese objetiva propor uma composição do método de investigação otobiográfica, gesto investigativo criado a partir da leitura cruzada de Friedrich Nietzsche e Jacques Derrida, inaugurado por Monteiro em 2004. A investigação otobiográfica é um método de pesquisa qualitativa que se propõe a ouvir a vida a partir das produções realizadas em múltiplos contextos, tomando como ponto a formação, entendida como constituição de si; as vivências (Erlebnisse) que ressoam ao longo deste processo e se fazem nele presentes em forma de palavras, gestos, compreensões, significados. Para realizar uma composição do referido método de investigação, a partir de um método de pesquisa no qual genealogia e investigação otobiográfica se encontram, o trabalho trilha os caminhos percorridos pelo conceito investigação otobiográfica em publicações (teses, dissertações e artigos), desde o marco de inauguração do uso do conceito até as atuais publicações. Além disso, ao longo de toda a pesquisa, como é exigido pelo conceito de otobiografia, as vivências da investigadora ressoam como timbre martelador em resposta às provocações das ressonâncias produzidas pelas outras pesquisas.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation aims to propose a composition of the otobiographical investigation method, an investigative gesture created from the cross reading of Friedrich Nietzsche and Jacques Derrida, inaugurated by Monteiro in 2004. The otobiographical investigation is a method of qualitative research that proposes to listen to the life from productions realized in multiples contexts, taking as a point the formation, understood as constitution of self; the experiences (Erlebnisse) that resonate throughout this process and are made present in the form of words, gestures, understandings, meanings. To create a composition of this investigation method, it is used a research method in which genealogy and otobiographical investigation converge, the work traces the tracks traversed by the concept of otobiographical investigation in publications (theses, dissertations, and articles), from the inauguration of the use of the concept until current publications. Moreover, throughout the research, as it is required by the concept of otobiographical investigation, the investigator's experiences resonate as a hammering tone in response to the provocations of the resonances produced by the other researches.
Palavra-chave: Investigação otobiográfica
Otobiografias e vivências (Erlebnisse)
Silas Borges Monteiro
Palavra-chave em lingua estrangeira: Otobiographical investigation
Otobiographies and experiences (Erlebnisse)
Silas Monteiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: YATSUGAFU, Rubia Helena Naspolini Coelho. Investigação otobiográfica: composição de pesquisa em educação. 2017. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1888
Data defesa documento: 6-Abr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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