Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Modelagem matemática na educação básica |
Autor(es): | Sella, Adilson Antonio |
Orientador(a): | Diniz, Geraldo Lucio |
Membro da Banca: | Diniz, Geraldo Lucio |
Membro da Banca: | Santos, Vinícius Machado Pereira dos |
Membro da Banca: | Bassanezi, Rodney Carlos |
Resumo : | Neste trabalho ́e apresentada uma ferramenta que vem sendo empregada para o processo de ensino aprendizagem de Matem ́atica na Educa ̧c ̃ao B ́asica. O trabalho apresenta um panorama hist ́orico da modelagem matem ́atica no Brasil e a sua liga ̧c ̃ao com a Etnomatem ́atica, destacando a utiliza ̧c ̃ao da modelagem matem ́atica no ensino de Matem ́atica na sala de aula, apontando etapas para o uso da modelagem, seguindo as ideias de Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Al ́em da aplica ̧c ̃ao desta ferramenta nas aulas de Matem ́atica com os alunos da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangar ́a da Serra-MT, cujos resultados foram relatados no final deste trabalho. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work. |
Palavra-chave: | Modelagem matemática Etnomatemática Contextualização |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematical modelling Ethnomathematics Contextualization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | SELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2116 |
Data defesa documento: | 3-Jun-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Adilson Antonio Sella.pdf | 883.56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.