Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2321
Tipo documento: Dissertação
Título: Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio
Autor(es): Silva Filho, Sinésio Mateus da
Orientador(a): Berlatto, Adilson Antônio
Membro da Banca: Berlatto, Adilson Antônio
Membro da Banca: Zevallos, Juan Elmer Villanueva
Membro da Banca: Castellanos, Alonso Sepúlveda
Resumo : Com o objetivo de superar as dificuldades de ensino e aprendizagem da função logarítmica, apresentamos neste trabalho uma sequência didática mais acessível, para que os professores possam aplicá-la aos seus alunos, criando dessa forma uma opção interessante à forma tradicional geralmente utilizada pelas escolas. Para elaboração dessa sequencia de ensino, optamos por introduzir e apresentar a teoria da função logarítmica de forma contextualizada, usando argumentos históricos, geométricos e algébricos. Por meio dessas ferramentas pretendemos construir uma proposta de ensino em que a aprendizagem seja significativa para o educando.
Resumo em lingua estrangeira: In order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the student
Palavra-chave: Função logarítmica
Ensino de matemática
História dos logaritmos
Contextualização
Aplicações dos logaritmos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Logarithmic function
Teaching of mathematics
History of logarithms
Contextualization
Applications of logarithms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: SILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2321
Data defesa documento: 4-Set-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf2.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.