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http://ri.ufmt.br/handle/1/2707
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A sustentabilidade ecológica como tema para a educação química |
Autor(es): | Massola, Bruna Cristina Prolo |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Lopes, Edinéia Tavares |
Resumo : | Quando falamos dos desafios das sociedades contemporâneas e da crescente preocupação ambiental, nos remetemos a uma formação humana através da Educação Química que apresente possibilidades de aprendizagens ativas, criativas e constitutivas. Os processos educativos que envolvem ações responsáveis para com as relações ecológicas próprias de cada ecossistema, fundamentais para garantir a sustentação da vida, enfatizam as possibilidades dessa formação. Voltada para tais objetos de conhecimento, a presente pesquisa decorre do mestrado do PPGE da UFMT, está ligada a Linha de Pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática e ao grupo de pesquisa Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens (LIQUIDA) e será um estudo dentro da temática de sustentabilidade ecológica relacionada a Educação Química. São considerados como aportes teóricos, a Teoria da Complexidade de Ilya Prigogine, a Subjetividade de Fernando González-Rey e a fenomenologia a partir de Maurice Merleau-Ponty. Esta investigação envolve uma introdução aos estudos antropológicos, sociais e psicológicos, pois tem como pressuposto que a produção subjetiva é importante para compreensão de aspectos afetivos em processos educativos. Neste sentido, incluem-se estudos sobre a subjetividade em um viés complexo e parte-se de autores que adotam a perspectiva histórico-cultural, pois corroboram com a busca por um referencial relacionado ao sujeito como um ser social e também cultural, pressupondo que a sociedade não o determina, mas é por ele constituída, e simultaneamente, o constitui permanentemente. Sendo assim, adota-se uma abordagem epistemológica pertinente à Complexidade que envolve relações subjetivas, educativas e ecológicas, juntamente com uma abordagem construtivo interpretativo, cujo ponto de partida é o seguinte problema de investigação: Quais são as relações educativas constituídas por professores entre Educação, sustentabilidade ecológica e Educação Química? Neste sentido, temos como objetivo investigar relações educacionais complexas, como objeto de estudo multidimensional, a partir da produção subjetiva de dois professores de ciências/química da zona rural do município de Ribeirão Cascalheira – MT diante dos indutores de expressão tais como Educação, Educação Química e sustentabilidade ecológica, interpretada à luz da teoria da complexidade, da fenomenologia e da subjetividade histórico-cultural. O processo de levantamento das informações e a sua sistematização foram realizados através de um questionário temático e uma ficha de complemento de frase como instrumentos. As principais relações interpretadas diante das manifestações dos professores mostram, de um lado, uma superação de relações que envolviam múltiplas insustentabilidades com a constituição de relações de afetividade, respeito e sustentabilidade comprometida com a garantia de um futuro que caminhe para o cuidado e manutenção da vida. E, de outro lado, uma integridade cosmológica e relações ecossistêmicas de cuidado com a sua comunidade e a vida, anunciando uma preocupação da Educação Intercultural em que se evidencia as relações de territorialidade e corporeidade. Ademais, defendemos que a Educação Química articulada com o tema da sustentabilidade ecológica evidencia uma constituição de formação humana de valorização e respeito à vida em todos os níveis. Tal articulação constitui expectativas e possibilidades para o futuro de um mundo dinâmico e, portanto, indeterminado e inacabado, que apresenta-se constitutivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | When we talk about the challenges of contemporary societies and the growing environmental concern, we refer to a human formation through Chemical Education that presents possibilities for active, creative and constitutive learning. The educational processes that involve responsible actions towards the ecological relationships specific to each ecosystem, fundamental to guaranteeing the sustenance of life, emphasize the possibilities of this formation. Aimed at such objects of knowledge, this research stems from the PPGE Master's Degree at UFMT, is linked to the Research Line in Science and Mathematics Education and to the Research Laboratory of Chemistry, Diversity and Learning Research (LIQUIDA) and it will be a study within the theme of ecological sustainability related to Chemical Education. Are considered as theoretical contributions, the Complexity Theory of Ilya Prigogine, the Subjectivity of Fernando González Rey and the phenomenology from Maurice Merleau-Ponty. This investigation involves an introduction to anthropological, social and psychological studies, as it assumes that subjective production is important for understanding affective aspects in educational processes. In this sense, studies on subjectivity in a complex bias are included and are based on authors who adopt the historical-cultural perspective, as they corroborate the search for a reference related to the subject as a social and also cultural being, assuming that society does not determine it, but is constituted by it, and at the same time, it constitutes it permanently. Therefore, an epistemological approach relevant to Complexity is adopted, involving subjective, educational and ecological relationships, along with a constructive-interpretive approach, whose starting point is the following research problem: What are the educational relationships constituted by teachers between Education , ecological sustainability and Chemical Education? In this sense, we aim to investigate complex educational relationships, as an object of multidimensional study, from the subjective production of two science/chemistry teachers from the rural area of Ribeirão Cascalheira - MT in the face of expression inductors such as Education, Chemical Education and ecological sustainability, interpreted in the light of complexity theory, phenomenology and cultural-historical subjectivity. The information survey process and its systematization were carried out through a thematic questionnaire and a sentence complement form as instruments. The main relationships interpreted in face of the teachers' manifestations show, on the one hand, an overcoming of relationships that involved multiple unsustainability with the constitution of relationships of affection, respect and sustainability committed to ensuring a future that moves towards the care and maintenance of life . And, on the other hand, a cosmological integrity and ecosystemic relations of care with its community and life, announcing a concern for Intercultural Education in which territoriality and corporeality relations are evident. Furthermore, we defend that Chemical Education articulated with the theme of ecological sustainability evidences a constitution of human formation that values and respects life at all levels. Such articulation constitutes expectations and possibilities for the future of a dynamic world and, therefore, indeterminate and unfinished, which presents itself as constitutive. |
Palavra-chave: | Educação química Subjetividade Complexidade Produções subjetivas Sustentabilidade ecológica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Chemical education Subjectivity Complexity Subjective productions Sustainability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MASSOLA, Bruna Cristina Prolo. A sustentabilidade ecológica como tema para a educação química. 2021. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2707 |
Data defesa documento: | 26-Fev-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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