Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/271
Tipo documento: Dissertação
Título: Educação ambiental : uma realidade por meio da aplicação da oficina “Sou Eco 13” como recurso pedagógico no ensino de ciências
Autor(es): Oliveira, Patricia Machado
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Añez, Rogério Benedito da Silva
Resumo : O presente trabalho apresenta e aplica a oficina “Sou Eco 13” como recurso pedagógico, no ensino de ciências, especificamente em Educação Ambiental, objetivando realizar um levantamento das percepções ambientais dos educandos e representantes da comunidade, assim como, fortalecer o sentimento de pertencimento desses participantes. Foi realizada uma contextualização história, relatando o processo de desenvolvimento socioeconômico do município de Nova Guarita – MT, onde as atividades foram realizadas. Trabalhamos em parceria com educandos do III Ciclo e do Ensino Médio, na Escola Estadual 13 de Maio, durante os anos letivos de 2013 e 2014. Usamos como aporte metodológico os princípios norteadores da Pesquisa-ação Crítica. Os dados foram avaliados de forma qualitativa e coletados por questionário aberto, entrevista semiestruturada e anotações realizadas em sala de aula. Os questionários permitiram realizar um apanhado geral acerca das percepções ambientais dos educandos. Com essas informações orientávamos debates e, em seguida desenvolvíamos a oficina, que apresentou duas etapas: “Árvore dos sonhos” e “Pedras no caminho”. Por fim os educandos eram orientados a entrevistarem pessoas da comunidade, de preferencia mais idosas e que morassem a mais tempo no município. A oficina se mostrou um eficiente recurso pedagógico em EA, na medida em que atingiu os objetivos previstos, se mostrou uma prática inovadora, dinâmica, dialógica e, por isso, bem aceita pelos educandos.
Resumo em lingua estrangeira: This paper presents and applies the workshop "I am'm Eco 13" as a pedagogical tool in teaching science , specifically in Environmental Education , in order to survey the environmental perceptions of students and community representatives , as well as strengthen the feeling of belonging of these participants. A story context was performed , reporting the socioeconomic development process of the city of Nova Guarita - MT , where the activities were performed . We work in partnership with students of the Third Cycle and High School , in the Escola Estadual 13 de Maio, during the school years 2013 and 2014. We used as methodological support the guiding principles of Critique Aaction Rresearch Critique. Data were analyzed qualitatively and collected by open questionnaire , semi-structured interviews and notes taken in class . The questionnaires allowed accomplish an overview of the environmental perceptions of students . With this information debates guided them , and then we developed the workshop , which presented two steps: "Dreams tree" and " Stones in the way ." Finally the students were instructed to interview people in the community , the older preference and that they lived the longest in the city . The workshop proved to be an effective pedagogical feramente tool in EEEA, in that it achieved the expected goals , was an innovative practice , dynamic , dialogic and therefore well accepted by the students.
Palavra-chave: Sensibilização ambiental
Percepção ambiental
Pesquisa-ação crítica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental awareness
Environmental perception
Critical action research
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: OLIVEIRA, Patricia Machado. Educação ambiental : uma realidade por meio da aplicação da oficina “Sou Eco 13” como recurso pedagógico no ensino de ciências. 2015. xii, 91 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/271
Data defesa documento: 13-Ago-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Patricia Machado Oliveira.pdf2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.