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Tipo documento: Dissertação
Título: Aprender com o Sul : narrativas pós-coloniais sobre direitos humanos e dignidade humana
Autor(es): Martins, Mauê Ângela Romeiro
Orientador(a): Rodrigues, Saulo Tarso
Membro da Banca: Rodrigues, Saulo Tarso
Membro da Banca: Albuquerque, Marcos Prado de
Membro da Banca: Wolkmer, Antonio Carlos
Resumo : Na modernidade a concepção cartesiana fundada na razão e observação e um modo de pensamento evolucionista emergiu, deu azo à lógica da globalização, que tem ditado as diretrizes para propagação de um sistema etnocêntrico e colonial. Assim, ainda que a realidade moderna pretenda a unicidade, pretenda uma universalização em prol da paz, exista os direitos humanos e dignidade humana, ocorre que esse paradigma não tem conseguido resolver todas as tensões inerentes às relações com a alteridade. Não tem havido consideração de outras epistemologias além da autointitulada como universal, revelando o desperdício da experiência social, mesmo que inexista sustentabilidade da vida no molde ocidental liberal moderno. Nesse viés, parece coerente repensar o modo de conceber o outro, a fim de talvez promover um giro no modo de conceber o Sul, despir-se da arrogância e obnubilação provocada pela racionalização de tudo e aprender que ele existe e, então, aprender com o sul a partir do “deixar aflorar” as potencialidades para ouvi-lo falar, quando o sumak kawsay pode ser o instrumento para tanto.
Resumo em lingua estrangeira: In modernity the cartesian conception founded on reason and observation and an evolutionary way of thinking emerged, gave rise to the logic of globalization, which has dictated the guidelines for the propagation of an ethnocentric and colonial system. Thus, although the modern reality want uniqueness, pretend a universalization in favor of peace, existence of human rights and human dignity, occurs that this paradigm was not able to resolve all the tensions inherent in the relationships with otherness. There has been no consideration of other epistemologies beyond self entitled as universal, revealing the waste of social experience, even which there was no sustainability of life in modern liberal western mold. In this bias, appears coherent to rethink the way of conceiving the other, in order to perhaps promote a spin in the way of conceiving the South, undressing from arrogance and clouding caused by the rationalization of everything and learn that it exists and, then, learn from south from the "let flourish" the potential to hear him speak, when the sumak kawsay can be the instrument to do so.
Palavra-chave: Aprender com o Sul
Direitos humanos
Pós colonialismo
Direito agroambiental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning from the south
Human rights
Post colonialism
Agri-environmental right
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Direito (FD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Referência: MARTINS, Mauê Ângela Romeiro. Aprender com o Sul: narrativas pós-coloniais sobre direitos humanos e dignidade humana. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Direito Agroambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Direito, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2849
Data defesa documento: 20-Abr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FD - PPGD - Dissertações de mestrado

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