Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3149
Tipo documento: Dissertação
Título: Saberes e fazeres quilombolas : um olhar sobre as práticas pedagógicas da área de ciências humanas da escola de Mata-Cavalo
Autor(es): Santana, Gonçalina Eva Almeida de
Orientador(a): Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Castilho, Suely Dulce de
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Silva, Acildo Leite da
Membro da Banca: Ferreira, Nilce Vieira Campos
Resumo : O presente estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, realizada na Escola Estadual Professora Tereza Conceição Arruda, localizada no Quilombo Mata-Cavalo/Nossa Senhora do Livramento-MT. Neste trabalho, objetivou-se compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da área de Ciências Humanas da referida escola, com centralidade na observação do processo de articulação do conhecimento científico e dos conhecimentos tradicionais quilombolas em seu contexto sócio- histórico-cultural. Além disso, discorre sobre as Políticas Públicas relacionadas à modalidade de Educação Escolar Quilombola e apresenta a luta histórica dos matacavalenses por educação formal. A fundamentação teórica está ancorada em Castilho (2011), André (1995), Geertz (1989), Minayo (2008), Denzin e Lincoln (2006), Bardin (1979), Hall (2006), Munanga (1995-1996), Barth (1998), Freitas (1978), Moura (1988; 2001), O’Dwyer (2002), Silva (2014), Bandeira (1992), Barros (2007), Nunes (2001), Freire (2016), dentre outros. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação participante, entrevista semiestruturada, história de vida, registro no diário de campo, documentos e fotografias. Os resultados permitiram entrever a existência de esforços por parte dos docentes, no sentido de realizar uma educação contextualizada com a realidade da comunidade e articulada com os saberes científicos, apesar das condições adversas em termos de infraestrutura, recursos financeiros e materiais pedagógicos. Identifica-se que os professores se organizam para buscar formação para o aperfeiçoamento da pedagogia quilombola. Percebe-se, também, que as materializações das políticas públicas para a Educação Escolar Quilombola caminham a passos tímidos, sem dialogar e assegurar condições dignas de trabalho e formação continuada, comprometendo o desenvolvimento da didática quilombola, contrariando, assim, o que está regulamentado nos documentos oficiais que orientam o trabalho em escolas inseridas nos territórios quilombolas.
Resumo em lingua estrangeira: This study is the result of qualitative research of an ethnographic nature realized at State School Professor Tereza Conceição Arruda, located at Quilombo Mata-Cavalo/Nossa Senhora do Livramento-MT. The objective of this study was to understand the pedagogical practices used by teachers of the Human Sciences area at the mentioned school, with focus in the observation of the process of articulation of scientific knowledge and traditional quilombola knowledge in its social, historical and cultural contexts. In addition, it discusses the Public Policies related to the modality of Quilombola School Education and presents the historical struggle of the matacavalenses for formal education. The theoretical foundation is anchored in Castilho (2011), André (1995), Geertz (1989), Minayo (2008), Denzin and Lincoln (2006), Bardin (1979), Hall (2006), Munanga Barth (1998), Freitas (1978), Moura (1988, 2001), O'Dwyer (2002), Silva (2014), Bandeira (1992), Barros (2007), Nunes (2001), Freire (2016) and others. The instruments used to collect data were: participant observation, semi-structured interview, life story, field diary record, documents and photographs. Efforts on the part of the teachers, in order to carry out an education contextualized with the community reality, articulated with the scientific knowledge, despite the adverse conditions in terms of infrastructure, financial resources and pedagogic materials, was showed as results. It is identified that teachers are ourselves organized to seek training for the improvement of quilombola pedagogy. Besides that, it is also noticed that the materializations of the public policies for Quilombola School Education are moving in timid steps, without dialogue and no secure decent conditions of work and continuous formation, jeopardizing the development of quilombola didactics, thus contradicting what is regulated in the official documents, which guide the work in schools inserted in the quilombolas territories.
Palavra-chave: Educação quilombola
Saberes docentes
Quilombo Mata-Cavalo
Práticas pedagógicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Quilombola education
Teacher knowledge
Quilombo Mata-Cavalo
Pedagogical practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SANTANA, Gonçalina Eva Almeida de. Saberes e fazeres quilombolas: um olhar sobre as práticas pedagógicas da área de ciências humanas da escola de Mata-Cavalo. 2019. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3149
Data defesa documento: 22-Feb-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Gonçalina Eva Almeida de Santana.pdf2.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.