Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3491
Tipo documento: Dissertação
Título: Ma vie en rose : olhares sobre infância, educação e gênero
Autor(es): Melo, Pedro Aparecido Barreto de
Orientador(a): Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Sousa Neto, Miguel Rodrigues de
Resumo : As produções cinematográficas são entendidas como textos midiáticos que possibilitam a construção de sentidos, que estão relacionados aos modos como a sociedade concebe a infância. A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções de professoras a partir dos discursos de infância, gênero e sexualidade presentes no filme “Ma vie en rose”, de Alain Berliner, que trata dos conflitos de uma criança na escola, na família e na vizinhança, provocados por suas experiências com o próprio corpo, que escapam de uma masculinidade normativa. Como objetivos específicos, busca-se analisar as seguintes questões: como o filme traz para o universo da infância as questões de gênero e sexualidade? Que tensões se dão entre as concepções de infância das professoras e as representações de infância trazidas pelo filme? Que significados sobre a relação entre infância, gênero e sexualidade as professoras constroem a partir do filme? Como aportes teóricos e metodológicos, tem-se: a teoria da enunciação de Mikhail Bahkhtin para a análise dos discursos das professoras em diálogo com os discursos fílmicos; os estudos sociais da infância; e os estudos de gênero. A pesquisa se desenvolveu a partir de grupos de discussão sobre o filme “Ma vie en rose”, realizados com professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de escolas das redes públicas municipal e estadual, em Rondonópolis, Mato Grosso. Além disso, essas professoras participavam do Programa Observatório da Educação (Obeduc)/CAPES, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu). Na análise dos discursos das professoras, observou-se que os sentidos mais recorrentes em torno do tema infância, gênero e sexualidade foram: o estranhamento dos corpos infantis que escapam de uma identidade binária de gênero; a necessidade de vigiar, prever e categorizar esses corpos por meio da validação da ciência; e a associação da sexualidade com perigos, riscos e patologias.
Resumo em lingua estrangeira: The cinematographic productions are considered as media texts that permit the construction of meanings that are related to how society conceives childhood. This research aims to comprehend teachers’ conceptions from childhood, gender and sexuality discourses present in the film “Ma vie en rose”, of Alain Berliner, which treats about the conflicts of a child in school, family and the neighborhood, provoked by his experiences with his own body that escape from a normative masculinity. The specific aims of this research are: how does the film bring to the childhood universe gender and sexuality questions? Which tensions are present between the teachers’ childhood conceptions and the childhood representations portrayed by the film? Which meanings about the relation between childhood, gender and sexuality do the teachers construct through the film? The theoretical and methodological contributions are: the enunciation theory of Mikhail Bakhtin in order to analyze the teachers’ discourses in dialogue with the film’s discourses; the children studies; and the gender studies. The research has consisted in discussion groups about the film “Ma vie en rose” conducted with pre-school and elementary school teachers that became from the public educational network, in Rondonópolis, Mato Grosso. Besides this, these teachers participated in the Education Observatory Program (Obeduc)/CAPES, linked to the Post-graduation Program in Education (PPGEdu). We observed, in the teachers’ discourses analysis, that the most recurrent meanings on the childhood, gender and sexuality theme were: the estrangement of children bodies that escape from a binary gender identity; the need to oversee, preview and categorize these bodies through the science validation; and the sexuality association with dangers, risks and pathologies.
Palavra-chave: Infância
Cinema
Gênero
Sexualidade
Educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Cinema
Gender
Sexuality
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: MELO, Pedro Aparecido Barreto de. Ma vie en rose: olhares sobre infância, educação e gênero. 2018. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3491
Data defesa documento: 23-Apr-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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