Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3721
Tipo documento: | Tese |
Título: | Saberes tradicionais indígenas da comunidade Nova Esperança para a aprendizagem em ciências da natureza no ensino fundamental |
Autor(es): | Oliveira, Lúcia Helena Soares de |
Orientador(a): | Brito, Licurgo Peixoto de |
Coorientador: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Kalhil, Josefina Diosdada Barrera |
Membro da Banca: | Pantoja, Glauco Cohen Ferreira |
Membro da Banca: | Santos, Glademir Sales dos |
Membro da Banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Resumo : | O presente trabalho decorre da inquietação na prática docente acerca do Ensino de Ciências da Natureza na Educação Escolar Indígena no Ensino Fundamental no Município de Manaus/AM. A Constituição Brasileira de 1988 trata do direito escolar dos povos originários como sendo uma educação diferenciada, pautada no uso das línguas indígenas, na valorização dos conhecimentos e saberes milenares desses povos, visando à formação dos próprios indígenas para atuarem como docentes em suas comunidades. Diante da compreensão de que o conhecimento da cultura é necessário para organizar uma prática educativa que se ampare nesses pressupostos, visto que, no cenário nacional são visíveis os movimentos de resistência se contrapondo a Educação Escolar catequizadora resultante ainda dos processos históricos que permeiam os espaços escolares indígenas. Mesmo com o movimento de resistência, ainda é visível a escassez de propostas pedagógicas elaboradas pelos próprios indígenas, pois os mesmos reconhecem que estão em desvantagem devido a escolarização precária que tem sido oferecida pelo sistema formal. Partindo desse entendimento objetivamos analisar de que modo a cultura tradicional da Comunidade Indígena Nova Esperança pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos em Ciências da Natureza na Educação Escolar Indígena. Os constitutivos deste estudo se fundamentam nos pressupostos da abordagem qualitativa, do enfoque da pesquisa participante e da metodologia etnográfica para o conhecimento da cultura tradicional da Comunidade Nova Esperança. Verificamos que os traços culturais apontados neste trabalho, são conhecimentos que perpassam no cotidiano dos indígenas não como elemento atrativo e nem como adereço de festa, mas a cultura tradicional está fundamentada nos valores e no conhecimento para sobrevivência do ser humano. Percebemos uma movimentação de resgate da cultura tradicional pelos próprios indígenas e essa movimentação envolve principalmente o espaço educativo, com proposições de contextualização dos conhecimentos que para nós são saberes, para os indígenas são ciência. Os conhecimentos apontados são traços presentes na Língua, nas paredes das casas, nos objetos de uso no cotidiano, no vestuário, no artesanato e nas narrativas que compõem o acervo coletivo desse povo. É notório a possibilidade de mediação da cultura tradicional para o ensino na Educação Escolar nos diferentes campos de conhecimento. E essa efetividade resulta do desenvolvimento de metodologia utilizando os métodos ativos no contexto da Educação Intercultural. A experiência de ensino mediada pelos próprios professores indígenas aponta as potencialidades de mediação dos saberes tradicionais em consonância com os objetos de conhecimento de Ciências da Natureza para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work stems from the disquiet in the teaching practice about the Teaching of Nature Sciences in Indigenous School Education in Elementary School in the Municipality of Manaus/AM. The Brazilian Constitution of 1988 deals with the school right of native peoples as a differentiated education, based on the use of indigenous languages, valuing the ancient knowledge and knowledge of these peoples, aiming at training indigenous people to act as teachers in their communities. Given the understanding that knowledge of culture is necessary to organize an educational practice that supports these assumptions, since, on the national scene, resistance movements are visible, opposing the catechizing School Education resulting from the historical processes that permeate school spaces indigenous peoples. Even with the resistance movement, the scarcity of pedagogical proposals elaborated by the indigenous people is still visible, as they recognize that they are at a disadvantage due to the precarious education that has been offered by the formal system. Based on this understanding, we aim to analyze how the traditional culture of the Nova Esperança Indigenous Community can contribute to the process of teaching and learning scientific knowledge in Nature Sciences in Indigenous School Education. The constituents of this study are based on the assumptions of the qualitative approach, the focus of participatory research and the ethnographic methodology for the knowledge of the traditional culture of Comunidade Nova Esperança. We verified that the cultural traits pointed out in this work are knowledge that permeate the daily lives of indigenous peoples, neither as an attractive element nor as a party ornament, but traditional culture is based on values and knowledge for the survival of human beings. We noticed a movement to rescue traditional culture by the indigenous people themselves and this movement mainly involves the educational space, with propositions of contextualization of knowledge that for us is knowledge, for indigenous people it is science. The knowledge mentioned are traits present in the language, on the walls of houses, in everyday objects, in clothing, in crafts and in the narratives that make up the collective collection of this people. The possibility of mediating traditional culture for teaching in School Education in different fields of knowledge is notorious. And this effectiveness results from the development of a methodology using active methods in the context of Intercultural Education. The teaching experience mediated by the indigenous teachers themselves points to the mediation potential of traditional knowledge in line with the objects of knowledge in Natural Sciences for the teaching and learning process in Elementary School. |
Palavra-chave: | Educação escolar indígena Saberes tradicionais Ensino de ciências da natureza BNCC |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Indigenous school education Traditional knowledge Teaching of natural sciences BNCC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | OLIVEIRA, Lúcia Helena Soares de. Saberes tradicionais indígenas da comunidade Nova Esperança para a aprendizagem em ciências da natureza no ensino fundamental. 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Manaus, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3721 |
Data defesa documento: | 4-Jun-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Lúcia Helena Soares de Oliveira.pdf | 8.85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.