Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/373
Tipo documento: Dissertação
Título: Enseñanza de la historia reciente y memorias sobre el conflicto armado em Colombia : consideraciones pedagógicas acerca del marco normativo 2005-2014.
Autor(es): Gámez, Ingrid Lorena Torres
Orientador(a): Reis, Anderson Roberti dos
Membro da Banca: Reis, Anderson Roberti dos
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Membro da Banca: Freitas Neto, José Alves de
Resumo : Há três décadas assistimos, no campo das disciplinas sociais, a um aumento exponencial dos trabalhos que colocam a memória como centro de reflexão. Seu excepcional crescimento tem possibilitado fecundas discussões, tanto teóricas quanto metodológicas, as quais têm ampliado o debate em torno da memória como campo do saber, mas, além disso, como demanda social. Este trabalho analisa a relação da memória, história e a escola no caso colombiano conforme as disposições da Lei de Vítimas e restituição de terras (1448-2011), para o setor educativo a respeito da elaboração de exercícios da memória histórica no cenário escolar. Desse modo, procede-se a uma revisão bibliográfica a fim de enfatizar a localização e recuperação de informações para a construção de uma série de reflexões desde a ótica da pedagogia da memória, as quais são socializadas através da cartilha: “Pedagogías de la memoria: imaginarios, narrativas y propuestas de paz”, compreendida como uma aposta para a formação de consciência histórica e de sujeitos participativos nos processos de transição e reconstrução dos tecidos sociais.
Resumo em lingua estrangeira: Resumen Desde hace tres décadas, en el campo de las disciplinas sociales, asistimos a un crecimiento exponencial de los trabajos que sitúan a la memoria como centro de reflexión. El inusitado crecimiento ha posibilitado fecundas discusiones, tanto teóricas como metodológicas, las cuales han ampliado el debate en torno a la memoria como campo de saber pero, además, como demanda social. En este trabajo se analiza la relación de memoria, historia y escuela en el caso colombiano conforme los requerimientos de la Ley de Víctimas y restitución de tierras 1448-2011 destinados al sector educativo para la elaboración de ejercicios de memoria histórica en el escenario escolar. Acorde a esto se acude metodológicamente al orden cualitativo de la revisión bibliográfica enfatizada en la localización y recuperación de información para la construcción de una serie de reflexiones desde la óptica de la pedagogía de la memoria, las cuales son socializadas a través de la cartilla: “pedagogías de la memoria: imaginarios, narrativas y propuestas de paz” entendida como una apuesta a la formación de conciencia histórica y sujetos participativos en los procesos de transición y reconstrucción de los tejidos sociales irrumpidos por la guerra.
Abstract For three decades, the social sciences have experienced an exponential growth in research studies about memory. This unprecedented interest has enabled fruitful theoretical and methodological discussions, which have broadened the debate about memory as a field of research, as well as the social memory of armed conflicts. This paper examines the relationship among memory, history and schools analyzed in the Colombian context, based on the Law 1448-2011, which addresses victims of violence and the restitutions of lands, which impacts the historical memory present in schools. Its methodology involves a qualitative literature review focusing on finding and retrieving data for the construction of a series of reflections based on many perspectives about the pedagogy of memory. These will be shared throughout the booklet: “pedagogies of memory, imagination, narratives and approaches to peace”, as understood as a commitment to the formation of a historical awareness and participatory processes of transition to peace and reconstruction of memory, in order to promote a better understanding of the present situation in Colombian education based on its history.
Palavra-chave: Memória histórica
Consciência histórica
Ensino da história
Pedagogias da memória
Processos de transição
Conflito armado
Palavra-chave em lingua estrangeira: Memoria histórica
Consciencia histórica
Enseñanza de la historia
Pedagogías de la memoria
Procesos de transición
Conflicto armado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: GÁMEZ, Ingrid Lorena Torres. Enseñanza de la historia reciente y memorias sobre el conflicto armado em Colombia : consideraciones pedagógicas acerca del marco normativo 2005-2014. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/373
Data defesa documento: 5-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Ingrid Lorena Torres Gámez.pdf3.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.