Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3860
Tipo documento: Dissertação
Título: Política de formação continuada do estado de Mato Grosso : tradução e significado para os coordenadores pedagógicos, professores e professoras de História das escolas do campo de Poxoréu
Autor(es): Ferreira, Ana Rosa Gomes
Orientador(a): Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Martins, Rosana Maria
Membro da Banca: Costa, Marilda de Oliveira
Resumo : Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis na linha O tema central do presente estudo é o Projeto de Formação Continuada do Estado de Mato Grosso, do ano de 2003 a 2020, tendo como objetivo geral analisar como são feitas as traduções do Projeto de Formação Continuada do Estado de Mato Grosso, e que significados são atribuídos a ele pelos Coordenadores Pedagógicos, Professores e Professoras da disciplina de História das Escolas do Campo de Poxoréu, da rede estadual de ensino, no contexto da influência da produção de texto e da prática. A temática, politica de formação foi analisada a partir da contribuição de autores como Ball (2014), Ball, Maguire e Bowe (2016) e referenciado pelas contribuições de Mainardes (2006) Freire (2005, 2006, 2007), Imbernón (2010), Cerri, (1999), Leite (2010), Aguiar (2008), Ferreira (2016), Höfling (2001), Ball (2001), Pires (2012),dentre outros. A pesquisa foi realizada em três escolas estaduais do campo do município Poxoréu. São seis os sujeitos da pesquisa sendo três professores e trêscoordenadores pedagógicos. O processo de investigação orientou-se por uma perspectiva metodológica qualitativa, fundamentada no método ciclo de políticas de Stephen Ball e Richard Bowe, e utilizou como instrumentos a coleta de dados por meio de entrevistas, análise documental e bibliográfica. A pesquisa mostrou-se relevante porque possibilitou compreender como é feita a tradução dos textos políticos para a efetivação do projeto nas escolas e qual o significado que os professores e coordenadores atribuem à esta formação continuada. Deste modo, observa-se que a formação continuada ofertada no Estado de Mato Grosso é vista como fundamental para a prática docente, porém os entrevistados destacam o caráter generalizante da proposta apresentada nas escolas e salientam a necessidade de pensar uma formação que contemple as especificidades seja das escolas do campo seja da disciplina de História.
Resumo em lingua estrangeira: This research is linked to the Educational Public Policies Research Group, from the Graduate Program in Education, part of the Institute of Human and Social Sciences, from the Federal University of Mato Grosso, Campus de Rondonópolis in the research Continuing Education Project of the State of Mato Grosso, from 2003 to 2020, analyzing how the translations of the Continuing Education Project of the State of Mato Grosso are made, and what meanings are attributed by Pedagogical Coordinators and Professors of History from "Escolas do Campo" of Poxoréu, from the state education system, in the context of the influence of text production and practice. The training policy theme was analyzed from the contribution of authors such as Ball (2014), Ball, Maguire and Bowe (2016) and referenced by the contributions of Mainardes (2006) Freire (2005, 2006, 2007), Imbernón (2010), Cerri, (1999), Leite (2010), Aguiar (2008), Ferreira (2016), Höfling (2001), Ball (2001), Pires (2012), among others. The research was carried out in three state schools in the countryside of the municipality of Poxoréu. There are six subjects in the research, being three teachers and three pedagogical coordinators. The investigation process was guided by a qualitative methodological perspective, based on the policy cycle method by Stephen Ball and Richard Bowe, and used as instruments the collection of data through interviews, documentary and bibliographic analysis. The research proved to be relevant because it made it possible to understand how the translation of political texts is carried out to implement the project in schools and what meaning teachers and coordinators attribute to this continuing education. In this way, it is observed that the continuing education offered in the State of Mato Grosso is seen as fundamental for teaching practice, but the interviewees highlight the generalizing character of the proposal presented in schools and stress the need to think about training that the addresses specificities of field schools or the discipline of History.
Palavra-chave: Política de formação
Formação continuada
Educação do campo
Docentes de história
Palavra-chave em lingua estrangeira: Training policy
In-service education of teachers
Rural education
History teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: FERREIRA, Ana Rosa Gomes. Política de formação continuada do estado de Mato Grosso: tradução e significado para os coordenadores pedagógicos, professores e professoras de História das escolas do campo de Poxoréu. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3860
Data defesa documento: 25-Fev-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Ana Rosa Gomes Ferreira.pdf1.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.