Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/408
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Gestão democrática na educação do campo : o significado do projeto político pedagógico na construção de ações e relações participativas |
Autor(es): | Silva, Iorim Rodrigues da |
Orientador(a): | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Garske, Lindalva Maria Novaes |
Membro da Banca: | Carvalho, Ademar de Lima |
Membro da Banca: | Costa, Marilda de Oliveira |
Resumo : | A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós Graduação em educação, (PPGEdu/CUR/UFMT) na linha de Formação de Professores e Políticas Públicas Educacionais, tem como objeto de estudo a gestão escolar na educação do campo: o significado do projeto político pedagógico na construção da Gestão Democrática da Escola. O objetivo geral foi analisar a compreensão que os professores apresentam sobre o significado do processo de construção do projeto político pedagógico como condição de construção de ações e relações participativas no interior da escola. Para o alcance do objetivo, adotou-se a abordagem qualitativa interpretativa, sendo que a coleta dos dados foi feita por meio de análise documental e aplicação de questionário. O lócus que possibilitou este estudo compreende uma escola do campo da rede municipal de Rondonópolis-MT, tendo como sujeitos seis educadores. Para subsidiar as discussões numa perspectiva crítica da educação tomamos como autores basilares: Severino (1998 e 2006); Haddad (2012); Hora ( 2007); Lück (1996 e 1998) e Oliveira (2005, 2007). As concepções de gestão democrática, seus elementos democratizantes e organização da Educação do Campo foram norteados pela leitura de autores como Freire (1988, 1997, 2006); Arroyo (2005, 2006); Caldart (2004); Carvalho (2005, 2006); Garske (1998, 2000, 2006); Gohn (2003); Paro (1993, 1996, 2002 e 2004); Sander (1995, 2005 e 2007. Constatou-se, no presente estudo, que os professores percebem a importância do PPP para a democratização da gestão, mas há ausência da consolidação de práticas de participação efetiva dos atores da comunidade escolar de maneira que contribua significativamente para a autonomia e para a consolidação da gestão mais democrática. Acredita-se que este estudo contribua para a avaliação das políticas públicas para a educação do campo, de modo que o papel da escola seja repensado e que o PPP constitua-se, na prática, como instrumento que fortalece a democracia com a participação de todos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research linked to the Graduate Program in Education ( PPGEDU / CUR / UFMT ) in Teacher Training and Educational Public Policy, has as its object of study the school management in rural education: the meaning of the political pedagogic project in building the Democratic Management of the School. The overall objective was to analyze the understanding that teachers have about the meaning of the construction of the political pedagogic project process as a condition of building stock and participatory relationships within the school. To reach the goal, we adopted the interpretive qualitative approach, and the data collection was done through documentary analysis and questionnaire. The locus that enabled this study comprises a field school in the county Rondonópolis MT - taking as subjects six educators. To support the discussions in a critical perspective we take as basic education authors: Severino (1998 and 2006 ) ; Haddad (2012 ); Time ( 2007); Lück (1996 and 1998) and Oliveira ( 2005, 2007 ) . Conceptions of democratic management , its democratizing elements and organization of the Field Education were guided by reading authors such as Freire (1988 , 1997 , 2006) ; Arroyo ( 2005, 2006 ) ; Caldart (2004); Carvalho ( 2005, 2006 ) ; Garske ( 1998, 2000 , 2006) ; Gohn (2003 ) ; Paro (1993 , 1996, 2002 and 2004 ) ; Sander (1995 , 2005 and 2007. Was found in this study that teachers realize the importance of PPP to the democratization of management, but there is no consolidation of practices of effective participation of stakeholders in the school community which contributes significantly for autonomy and for consolidating more democratic management. Believe that this study will contribute to the evaluation of public policies for rural education, so that the school's role be reconsidered and that the PPP should be constituted in practice as a tool that strengthens democracy with the participation of all. |
Palavra-chave: | Gestão democrática Relações participativas Projeto político pedagógico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Democratic management Participatory relationships Political pedagogic project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | SILVA, Iorim Rodrigues da. Gestão democrática na educação do campo: o significado do projeto político pedagógico na construção de ações e relações participativas. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/408 |
Data defesa documento: | 6-Jun-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Iorim Rodrigues da Silva.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.