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http://ri.ufmt.br/handle/1/4105
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | “De que é que ele se ri?” : dramaturgia e historicidade : Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. |
Autor(es): | Rodrigues, Gustavo Henrique Ferreira |
Orientador(a): | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Vieira, Thaís Leão |
Membro da Banca: | Cruz, Marcus Silva da |
Membro da Banca: | Ramos, Rosangela Patriota |
Resumo : | O presente trabalho busca analisar as peças teatrais Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) e É... (1977) de Millôr Fernandes. A dissertação busca trazer aspectos do teatro desenvolvido no Brasil nos anos de 1960 para refletir sobre como parte da obra do autor foi posta na marginalidade devido às leituras que críticos realizaram no período. Como essas leituras foram capazes de influenciar também sobre as peças dos anos de 1970. Notaremos que existe uma concepção de dramaturgia onde formas de escritas dramatúrgicas são priorizadas e outras são colocadas na marginalidade. Como permanência nessa dramaturgia existe a crítica à classe média do período. Neste sentido, o que percebemos nessa dramaturgia é uma contestação da moral e da moralidade dessa classe média. As peças se apresentam assim, como peças que carregam em si o poder de questionar e de resistir diante de anos de autoritarismo. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study analyzes the theatrical pieces Liberdade, Liberdade (1964), O Homem do Princípio ao Fim (1966), Computa, computador, computa (1972) and É... (1977) of Millôr Fernandes. The dissertation presents aspects of the theater developed in Brazil in the years of 1960. The work presents reflections on how part of the works of Millor Fernandes was put in the marginality due to the readings that critics realized in the period. How these criticisms were able to influence the pieces of the years of 1970. We will notice that there is a conception of dramaturgy where forms of dramaturgical writings are prioritized and others are placed in the marginality. As a guideline in this dramaturgy, there is the criticism of the middle class of the period. And we realize that in front of such themes in this dramaturgy is a challenge to the morality and morality of this middle class. Providing the power of questioning and resistance in the years of authoritarianism. |
Palavra-chave: | . |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | RODRIGUES, Gustavo Henrique Ferreira. "De que é que ele se ri?": dramaturgia e historicidade: Millôr Fernandes diante da cena teatral brasileira dos anos de 1960 e 1970. 2017. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4105 |
Data defesa documento: | 27-Jun-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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