Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4279
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Desempenho acadêmico e motivação esportiva dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso |
Autor(es): | Marques, Fernanda Gabriella Pedroso |
Orientador(a): | Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula |
Coorientador: | Calvo, Adriano Percival Calderaro |
Membro da Banca: | Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula |
Membro da Banca: | Calvo, Adriano Percival Calderaro |
Membro da Banca: | Aburachid, Layla Maria Campos |
Membro da Banca: | Fiorese, Lenamar |
Resumo : | A adoção de um estilo de vida mais ativo, através da prática da atividade física regular, tem se mostrado um fator eficaz na prevenção de doenças e na promoção da saúde tanto física quanto mental, devendo, por isso, ser estimulada durante toda a vida. Dentre as diversas variáveis que podem influenciar a prática esportiva e o desempenho acadêmico, os aspectos motivacionais ganham destaque na literatura, pois relacionam-se com a adesão e manutenção da prática de qualquer tipo de atividade. O objetivo do estudo foi verificar as características motivacionais e o desempenho acadêmico de alunos do IFMT considerando a participação nos JIFMT. Os Jogos dos Institutos Federais (JIF) são realizados em todo o país e organizadas em três fases: a primeira etapa é estadual (JIFMT) e acontece na própria instituição; os classificados vão para a etapa regional; finalmente os campeões disputam a etapa nacional (JIF). A amostra foi composta por 93 participantes dos JIFMT (17,35 ± 1,32 anos de idade) e 65 alunos não participantes (16,57 ± 1,27 anos de idade), de ambos os sexos. Na primeira parte da pesquisa, os sujeitos responderam a um questionário sociodemográfico e ao questionário de motivação esportiva (SMS-28). Na segunda parte da pesquisa coletou-se os históricos acadêmicos de todos os alunos. Não houve diferenças significativas nos desempenhos acadêmicos em função da participação nos JIFMT. Os participantes dos JIFMT são significativamente mais motivados esportivamente do que os não participantes. Os alunos participantes dos JIFMT foram relacionados a considerar-se fisicamente ativo, atividade de lazer preferida e o início de prática esportiva. Por fim, os alunos participantes dos JIFMT tiveram um maior engajamento/pretensão nas práticas físicas. |
Resumo em lingua estrangeira: | The adoption of a more active lifestyle, through the practice of regular physical activity, has shown to be an effective factor in preventing diseases and promoting both physical and mental health, therefore, it should be stimulated throughout life. Among the several variables that can influence sports practice and academic performance, motivational aspects stand out in the literature, once they are related with the adherence and maintenance of the practice of any type of activity. The aim of the study was to verify the motivational characteristics and academic performance of IFMT students, considering the participation in the JIFMT. The Federal Institutes Games (JIF) are carried out nationwide and organized in three phases: the first stage is state (JIFMT) and takes place at the institution itself; the classifieds go to the regional step; finally the champions compete at the national stage (JIF). The sample consisted of 93 JIFMT participants (17.35 ± 1.32 years old) and 65 non-participating students (16.57 ± 1.27 years old) of both sexes. In the first part of the research, the subjects answered a sociodemographic questionnaire and the sports motivation questionnaire (SMS-28). In the second part of the research, the academic records of all students were collected. There were no significant differences in academic performance in function to participation in JIFMT. The JIFMT participants are significantly more sportively motivated than non-participants. The participating students of the JIFMT were related to consider themselves physically active, preferred leisure activity and the beginning of sports practice. Finally, the participating students in the JIFMT had a bigger engagement/pretense in physical practices |
Palavra-chave: | Desempenho acadêmico Motivação esportiva Psicologia do esporte |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Academic achievement Sport motivation Sport psychology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | MARQUES, Fernanda Gabriella Pedroso. Desempenho acadêmico e motivação esportiva dos alunos do Instituto Federal de Mato Grosso. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2019 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4279 |
Data defesa documento: | 29-Ago-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Fernanda Gabriella Pedroso Marques.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.