Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/429
Tipo documento: Dissertação
Título: Da borduna às redes sociais : uma mostra do cotidiano Mẽbêngôkre Mẽtyktire
Autor(es): Mariano, Michelle Carlesso
Orientador(a): Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e
Membro da Banca: Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Nogueira, Mônica Celeida Rabelo
Resumo : Este trabalho resulta de um estudo do grupo Mẽbêngôkre Mẽtyktire (Kayapó) realizado na aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto/Jarina, norte do Estado de Mato Grosso, centro-oeste do Brasil. O foco de análise é o cotidiano vivido naquela comunidade indígena, levando em conta a dinâmica de suas relações interpessoais regulares e constantes com as comunidades e culturas indígenas e não-indígenas de seu entorno próximo e distante e a socialidade subjacente no "estar-junto". As interações sociais são contextualizadas em uma perspectiva pós-moderna a partir da noção proposta por Maffesoli de “socialidade” e “tribalismo”, de teatralidade da vida social por Erving Goffman e de “proxêmica” por Edward Hall, assim como a de intercâmbio e misturas culturais por Canclini, Lupo e Gruzinski. Os dados empíricos desta pesquisa de caráter etnográfico foram coletados através de observações sistemáticas e assistemáticas, realizadas no período entre maio e dezembro de 2013, onde as fotografias e falas obtidas em entrevistas compõem uma “mostração” dos fenômenos sociais como são. O grupo em questão apresenta-se em sua complexidade e singularidade, onde sua concepção sociocosmológica orienta as relações com o outro, ao mesmo tempo em que absorve e reconverte uma série de práticas sociais e materiais.
Resumo em lingua estrangeira: This work results from a study of the group Mẽbêngôkre Mẽtyktire (Kayapó) in the village Piaraçú, on Indian Land Capoto / Jarina, north of Mato Grosso, central-western Brazil. The focus of analysis is the quotidian lived in that indigenous community, taking into account the dynamics of their regular and constant interpersonal relationships with communities and indigenous and non-indigenous cultures of their surroundings near and far and the underlying sociality in the "being-together". The social interactions are contextualized in a postmodern perspective from the notion proposed by Maffesoli of "sociality" and "tribalism", the theatricality of social life by Erving Goffman and "proxemics" by Edward Hall, as well as cultural exchanges and mixtures by Canclini, Lupo and Gruzinski. The empirical data for this research were collected through ethnographic systematic and unsystematic observations, conducted between May and December 2013, where photos and speeches obtained in individual interviews make up a "show" of the social phenomena as they are. The group in question is presented in its complexity and uniqueness, where your socio cosmological conception guiding the relations with the other while absorbing and reconverts several social and material practices.
Palavra-chave: Cotidiano
Socialidade
Proxemia
Mẽtyktire
Palavra-chave em lingua estrangeira: Quotidian
Sociality
Proxemics
Mẽtyktire
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MARIANO, Michelle Carlesso. Da borduna às redes sociais: uma mostra do cotidiano Mẽbêngôkre Mẽtyktire. 2014. 241 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/429
Data defesa documento: 24-Mar-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Michelle Carlesso Mariano.pdf38.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.