Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
Tipo documento: Dissertação
Título: A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio
Autor(es): Domingues, Rosângela Ferreira
Orientador(a): Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira
Membro da Banca: Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira
Membro da Banca: Sousa, Marcio Lemes de
Membro da Banca: Pina, Romildo da Silva
Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta para trazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do Ensino Médio através da inserção da aritmética como conteúdo extracurricular. O objetivo principal é apresentar aplicações da aritmética que podem ser inseridas como oficinas de aprendizagem durante o ano letivo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas sobre os principais resultados dentro da teoria dos números relacionados à aritmética. Entre as aplicações da aritmética que foram pesquisadas, destacam-se os códigos de barras e a criptografia.
Resumo em lingua estrangeira: This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography.
Palavra-chave: Aritmética
Oficinas de aprendizagem
Ensino médio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Arithmetic
Learning workshops
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Referência: DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
Data defesa documento: 28-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Rosângela Ferreira Domingues.pdf1.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.