Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4307
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio |
Autor(es): | Domingues, Rosângela Ferreira |
Orientador(a): | Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira |
Membro da Banca: | Martins, Tibério Bittencourt de Oliveira |
Membro da Banca: | Sousa, Marcio Lemes de |
Membro da Banca: | Pina, Romildo da Silva |
Resumo : | Este trabalho apresenta uma proposta para trazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem para os alunos do Ensino Médio através da inserção da aritmética como conteúdo extracurricular. O objetivo principal é apresentar aplicações da aritmética que podem ser inseridas como oficinas de aprendizagem durante o ano letivo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas pesquisas sobre os principais resultados dentro da teoria dos números relacionados à aritmética. Entre as aplicações da aritmética que foram pesquisadas, destacam-se os códigos de barras e a criptografia. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work presentes a proposal to bring improvements for the teaching and learning process for the students at High School through the insertion of arithmetic as extracurricular content. The principal objective is to present applications of arithmetic that can be inserted as learning workshops during the school year. For the development of this work, a research about the main results of number theory related to arithmetic were realized. Among the applications of this researched in arithmetics stand out the bar codes and the cryptography. |
Palavra-chave: | Aritmética Oficinas de aprendizagem Ensino médio |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Arithmetic Learning workshops High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Referência: | DOMINGUES, Rosângela Ferreira. A aritmética como conteúdo extracurricular no ensino médio. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4307 |
Data defesa documento: | 28-Abr-2017 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Rosângela Ferreira Domingues.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.