Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4730
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensino de História e audiovisual : um roteiro para leitura de 1964 : o Brasil entre armas e livros
Autor(es): Nascimento, Reginaldo Lourenço do
Orientador(a): Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Busetto, Áureo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Resumo : O presente Mestrado Profissional tem como temas gerais o revisionismo histórico negacionista e a utilização de produtos audiovisuais no ensino de história. Desta forma, procura apresentar uma discussão com vistas a indicar alguns aspectos visando auxiliar na leitura de produtos audiovisuais. Assim, a proposta consiste em construir um material didático que poderá ser utilizado como roteiro para leitura de produto audiovisual divulgado em plataforma virtual. Este material propõe a utilização do documentário do canal Brasil Paralelo intitulado 1964 – O Brasil entre armas e livros (2019), tendo como enfoque o recorte que trata especificamente do golpe civil-militar de 1964. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A partir do processo de pesquisa, foi possível produzir o material didático e apresentar uma dissertação com três capítulos. Tais capítulos visam fundamentar o trabalho construído e intitulado ―Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964 - O Brasil entre armas e livros.
Resumo em lingua estrangeira: This master‘s degree has, as a general theme, the revision of the historical negationismand the use of audiovisual products for the History teaching. The thesis aims at presenting a discussion whose objective is to indicate general aspects that help in the reading of audiovisual products. Thus, the proposal consists of the construction of a pedagogical material that can be used as a guide for the reading of audiovisual products displayed in a virtual platform. This material suggests the use of the documentary of the BrasilParalelo channel whose title is ―1964 – Brazil between guns and books” (2019). The civil-military coup of 1964 is the focus of the documentary. Documentary, as well as bibliographic research were carried out, and, posteriorly, a dissertation with tree chapters is intended to be presented. Such chapters aim at justifying the product constructed and entitled ―Audiovisual and History Teaching: a guide for the reading of 1964 – Brazil between guns and books.
Palavra-chave: Ensino de história
Revisionismo histórico
Negacionismo
Cultura visual
Mídias e linguagens
Aprendizagem histórica
Saberes e práticas no espaço escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Historical revisionism
Negationism
Visual culture
Media and languages
Historical learning
Knowledge and practices in the school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: NASCIMENTO, Reginaldo Lourenço do. Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964: o Brasil entre armas e livros. 2021. [143] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/4730
Data defesa documento: 31-Mar-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf4.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.