Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/4730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Reginaldo Lourenço do-
dc.date.accessioned2023-10-09T17:16:59Z-
dc.date.available2021-05-11-
dc.date.available2023-10-09T17:16:59Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Reginaldo Lourenço do. Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964: o Brasil entre armas e livros. 2021. [143] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/4730-
dc.description.abstractThis master‘s degree has, as a general theme, the revision of the historical negationismand the use of audiovisual products for the History teaching. The thesis aims at presenting a discussion whose objective is to indicate general aspects that help in the reading of audiovisual products. Thus, the proposal consists of the construction of a pedagogical material that can be used as a guide for the reading of audiovisual products displayed in a virtual platform. This material suggests the use of the documentary of the BrasilParalelo channel whose title is ―1964 – Brazil between guns and books” (2019). The civil-military coup of 1964 is the focus of the documentary. Documentary, as well as bibliographic research were carried out, and, posteriorly, a dissertation with tree chapters is intended to be presented. Such chapters aim at justifying the product constructed and entitled ―Audiovisual and History Teaching: a guide for the reading of 1964 – Brazil between guns and books.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-09-30T15:40:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf: 4422508 bytes, checksum: d243e8e9e4134fdbd6dd7ab15b929fdc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2023-10-09T17:16:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf: 4422508 bytes, checksum: d243e8e9e4134fdbd6dd7ab15b929fdc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-09T17:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf: 4422508 bytes, checksum: d243e8e9e4134fdbd6dd7ab15b929fdc (MD5) Previous issue date: 2021-03-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de História e audiovisual : um roteiro para leitura de 1964 : o Brasil entre armas e livrospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordRevisionismo históricopt_BR
dc.subject.keywordNegacionismopt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordMídias e linguagenspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee1Sotana, Edvaldo Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146pt_BR
dc.contributor.referee2Busetto, Áureo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9406030031598521pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643298352172837pt_BR
dc.description.resumoO presente Mestrado Profissional tem como temas gerais o revisionismo histórico negacionista e a utilização de produtos audiovisuais no ensino de história. Desta forma, procura apresentar uma discussão com vistas a indicar alguns aspectos visando auxiliar na leitura de produtos audiovisuais. Assim, a proposta consiste em construir um material didático que poderá ser utilizado como roteiro para leitura de produto audiovisual divulgado em plataforma virtual. Este material propõe a utilização do documentário do canal Brasil Paralelo intitulado 1964 – O Brasil entre armas e livros (2019), tendo como enfoque o recorte que trata especificamente do golpe civil-militar de 1964. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A partir do processo de pesquisa, foi possível produzir o material didático e apresentar uma dissertação com três capítulos. Tais capítulos visam fundamentar o trabalho construído e intitulado ―Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964 - O Brasil entre armas e livros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Historical revisionismpt_BR
dc.subject.keyword2Negationismpt_BR
dc.subject.keyword2Visual culturept_BR
dc.subject.keyword2Media and languagespt_BR
dc.subject.keyword2Historical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Knowledge and practices in the schoolpt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf4.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.