Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/4730
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de História e audiovisual : um roteiro para leitura de 1964 : o Brasil entre armas e livros |
Autor(es): | Nascimento, Reginaldo Lourenço do |
Orientador(a): | Sotana, Edvaldo Correa |
Membro da Banca: | Sotana, Edvaldo Correa |
Membro da Banca: | Busetto, Áureo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Resumo : | O presente Mestrado Profissional tem como temas gerais o revisionismo histórico negacionista e a utilização de produtos audiovisuais no ensino de história. Desta forma, procura apresentar uma discussão com vistas a indicar alguns aspectos visando auxiliar na leitura de produtos audiovisuais. Assim, a proposta consiste em construir um material didático que poderá ser utilizado como roteiro para leitura de produto audiovisual divulgado em plataforma virtual. Este material propõe a utilização do documentário do canal Brasil Paralelo intitulado 1964 – O Brasil entre armas e livros (2019), tendo como enfoque o recorte que trata especificamente do golpe civil-militar de 1964. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A partir do processo de pesquisa, foi possível produzir o material didático e apresentar uma dissertação com três capítulos. Tais capítulos visam fundamentar o trabalho construído e intitulado ―Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964 - O Brasil entre armas e livros. |
Resumo em lingua estrangeira: | This master‘s degree has, as a general theme, the revision of the historical negationismand the use of audiovisual products for the History teaching. The thesis aims at presenting a discussion whose objective is to indicate general aspects that help in the reading of audiovisual products. Thus, the proposal consists of the construction of a pedagogical material that can be used as a guide for the reading of audiovisual products displayed in a virtual platform. This material suggests the use of the documentary of the BrasilParalelo channel whose title is ―1964 – Brazil between guns and books” (2019). The civil-military coup of 1964 is the focus of the documentary. Documentary, as well as bibliographic research were carried out, and, posteriorly, a dissertation with tree chapters is intended to be presented. Such chapters aim at justifying the product constructed and entitled ―Audiovisual and History Teaching: a guide for the reading of 1964 – Brazil between guns and books. |
Palavra-chave: | Ensino de história Revisionismo histórico Negacionismo Cultura visual Mídias e linguagens Aprendizagem histórica Saberes e práticas no espaço escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Historical revisionism Negationism Visual culture Media and languages Historical learning Knowledge and practices in the school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | NASCIMENTO, Reginaldo Lourenço do. Ensino de História e audiovisual: um roteiro para leitura de 1964: o Brasil entre armas e livros. 2021. [143] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4730 |
Data defesa documento: | 31-Mar-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Reginaldo Lourenço do Nascimento.pdf | 4.32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.