Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Allan Felipe da-
dc.date.accessioned2024-02-27T20:57:33Z-
dc.date.available2022-06-20-
dc.date.available2024-02-27T20:57:33Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.identifier.citationSILVA, Allan Felipe da. Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5262-
dc.description.abstractThe present work discusses the influences of the Age Enlightenment on education, especially regarding the teaching of History. In this sense, education is related to technology and the impacts it causes on the teaching and learning dichotomy. Political, economic and informational contexts are taken into account when proposing pedagogical interventions that consider technology as a language and not as an instrument to make teaching more “dynamic” or “pleasant” to students. The COVID-19 pandemic and remote teaching are presented as potential and irreversible agents of the teaching computerization process. Finally, we emphasize the need for new educational paradigms that guide digital technology as disruptors of the teaching process, capable of reconfiguring the school's relationship as a space for the production of and democratization of knowledge. The philosopher Andrew Fenberg, enables tools that make it possible to conceive the school as an institution that must propose, uses and alternatives for the relationship between man and technology as an engine of its pedagogical practice.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-03T13:41:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-27T20:57:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T20:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5) Previous issue date: 2022-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de históriapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem históricapt_BR
dc.subject.keywordSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Osvaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975pt_BR
dc.contributor.referee2Szlachta Junior, Arnaldo Martin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5135617952793951pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Recent historical processespt_BR
dc.subject.keyword2Teaching and learning in nonformal spacespt_BR
dc.subject.keyword2Covid-19pt_BR
dc.subject.keyword2Digital technologypt_BR
dc.contributor.referee3Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf23.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.