Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Allan Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T20:57:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20 | - |
dc.date.available | 2024-02-27T20:57:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allan Felipe da. Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/5262 | - |
dc.description.abstract | The present work discusses the influences of the Age Enlightenment on education, especially regarding the teaching of History. In this sense, education is related to technology and the impacts it causes on the teaching and learning dichotomy. Political, economic and informational contexts are taken into account when proposing pedagogical interventions that consider technology as a language and not as an instrument to make teaching more “dynamic” or “pleasant” to students. The COVID-19 pandemic and remote teaching are presented as potential and irreversible agents of the teaching computerization process. Finally, we emphasize the need for new educational paradigms that guide digital technology as disruptors of the teaching process, capable of reconfiguring the school's relationship as a space for the production of and democratization of knowledge. The philosopher Andrew Fenberg, enables tools that make it possible to conceive the school as an institution that must propose, uses and alternatives for the relationship between man and technology as an engine of its pedagogical practice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-03T13:41:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-02-27T20:57:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-27T20:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf: 23812474 bytes, checksum: 5ddfb73b94bb59fdcb86dc708ab6fc1e (MD5) Previous issue date: 2022-05-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem histórica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues Júnior, Osvaldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Szlachta Junior, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5135617952793951 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Recent historical processes | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching and learning in nonformal spaces | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Digital technology | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fronza, Marcelo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf | 23.25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.