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http://ri.ufmt.br/handle/1/5262
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação |
Autor(es): | Silva, Allan Felipe da |
Orientador(a): | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Rodrigues Júnior, Osvaldo |
Membro da Banca: | Szlachta Junior, Arnaldo Martin |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Resumo : | O presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work discusses the influences of the Age Enlightenment on education, especially regarding the teaching of History. In this sense, education is related to technology and the impacts it causes on the teaching and learning dichotomy. Political, economic and informational contexts are taken into account when proposing pedagogical interventions that consider technology as a language and not as an instrument to make teaching more “dynamic” or “pleasant” to students. The COVID-19 pandemic and remote teaching are presented as potential and irreversible agents of the teaching computerization process. Finally, we emphasize the need for new educational paradigms that guide digital technology as disruptors of the teaching process, capable of reconfiguring the school's relationship as a space for the production of and democratization of knowledge. The philosopher Andrew Fenberg, enables tools that make it possible to conceive the school as an institution that must propose, uses and alternatives for the relationship between man and technology as an engine of its pedagogical practice. |
Palavra-chave: | Ensino de história Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) Aprendizagem histórica Saberes e práticas no espaço escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History teaching Recent historical processes Teaching and learning in nonformal spaces Covid-19 Digital technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
Referência: | SILVA, Allan Felipe da. Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5262 |
Data defesa documento: | 24-May-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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