Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5262
Tipo documento: Dissertação
Título: Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação
Autor(es): Silva, Allan Felipe da
Orientador(a): Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Rodrigues Júnior, Osvaldo
Membro da Banca: Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Membro da Banca: Fronza, Marcelo
Resumo : O presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia.
Resumo em lingua estrangeira: The present work discusses the influences of the Age Enlightenment on education, especially regarding the teaching of History. In this sense, education is related to technology and the impacts it causes on the teaching and learning dichotomy. Political, economic and informational contexts are taken into account when proposing pedagogical interventions that consider technology as a language and not as an instrument to make teaching more “dynamic” or “pleasant” to students. The COVID-19 pandemic and remote teaching are presented as potential and irreversible agents of the teaching computerization process. Finally, we emphasize the need for new educational paradigms that guide digital technology as disruptors of the teaching process, capable of reconfiguring the school's relationship as a space for the production of and democratization of knowledge. The philosopher Andrew Fenberg, enables tools that make it possible to conceive the school as an institution that must propose, uses and alternatives for the relationship between man and technology as an engine of its pedagogical practice.
Palavra-chave: Ensino de história
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC)
Aprendizagem histórica
Saberes e práticas no espaço escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Recent historical processes
Teaching and learning in nonformal spaces
Covid-19
Digital technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: SILVA, Allan Felipe da. Ensinar história na era das tecnologias digitais da informação e comunicação. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5262
Data defesa documento: 24-Mai-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Allan Felipe da Silva.pdf23.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.