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http://ri.ufmt.br/handle/1/5436
Tipo documento: | Tese |
Título: | Formação continuada na educação superior : narrativas de processos identitários |
Autor(es): | Souza, Mauro José de |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Coorientador: | Flores, José Ignacio Rivas |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Flores, José Ignacio Rivas |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
Resumo : | A formação continuada de docentes ingressantes na educação superior e os modos como configuram seus processos identitários por meio das narrativas sobre suas experiências constituem o foco principal de discussão nesta investigação doutoral, realizada no PPGE/UFMT, com vínculo à linha de pesquisa Organização escolar, formação e práticas pedagógicas. A herança histórica da ciência moderna promoveu a objetividade e a universalização do conhecimento científico, favorecendo um certo distanciamento entre investigador e objeto investigado, despersonalizando os sujeitos enquanto pessoas com uma vida pessoal e contribuindo para um modelo formativo linear e pontual. Fruto deste legado, estudos sobre a formação continuada na educação superior (Marcelo, 2009), ainda ocupam posição marginal no cenário acadêmico formal, mesmo ganhando destaque no cenário atual (Imbernón, 2009). A política de formação continuada para este segmento tem sofrido as consequências do empresariamento e gerencialismo que tem marcado o contexto educacional mundial, que parece impactar de maneira cada vez mais intensa o panorama universitário. Absorta nesta ingerência, a institucionalização de programas de formação continuada de docentes universitários é dificultada, o que reverbera na constituição identitária destes docentes (Hall, 2020) e em suas práticasformativas e de ensino. Diante deste quadro questionamos: como tem se configurado a formação continuada de docentes na educação superior e como esta formação vem potencializando o desenvolvimento de processos identitários em seus cenários formativos? Neste panorama, objetivou-se compreender a formação continuada de docentes que atuam na educação superior, analisando seus impactos na constituição identitária destes em seus horizontes formativos. Como desdobramento desta intenção, identificar a política de formação continuada voltada ao docente universitário, conhecendo suas trajetórias pessoais, profissionais e institucionais por meio de relatos sobre suas experiências, aprendizagens e saberes profissionais em seus contextos de formação e atuação. Tendo como sustentáculo teórico-metodológico a pesquisa narrativa na compreensão dos autores Clandinin e Connelly (2015), foram realizadas entrevistas narrativas com sete docentes ingressantes na UFMT e três professores ingressantes na UMA. Dialogamos ainda com quatro docentes comprometidos com ações de formação continuada nestas duas IES. As narrativas provenientes destes diálogos, em suas interlocuções com o marco teórico de referência, nos encaminharam a resultados que se revelaram fundantes e enredados: a formação continuada nas IES ainda apresenta características de práticas protocolares e estanques; ocorrem geralmente a partir de demandas pontuais, onde a experiência docente tem pouca inserção e representatividade, e tende a ser reproduzida em ações individualizadas desconectadas da docência. Afortunadamente, despontam outros exemplos de cenários formativos horizontais, comprometidos com processos longitudinais e colaborativos, onde as narrativas sobre as histórias de vida e de docência tem ganhado protagonismo. Reverberando para além do inicialmente previsto, a pesquisa narrativa aflora potencialmente nesta paisagem como um dispositivo formativo singular a orientar os processos formativos, a docência e os processos investigativos de docentes universitários. Nesta perspectiva, concebemos o diálogo e a reflexão sobre as experiências como ações soberanas para impulsionar o desenvolvimento profissional docente, mediadas pelas distintas possibilidades narrativas e de escuta atenta e ativa sobre o cotidiano docente, refletidas pela investigação narrativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This doctoral research centers on the continuing education of professors who have recently
joined Public Higher Education and how they construct their professional identities through
their experiences. This research is part of the School Organization, Education, and Pedagogical
Practices research cluster in the postgraduate program on Education at the Federal University
of Mato Grosso – PPGE/UFMT. The historical legacy of Modern science has promoted the
notion that scientific knowledge is objective and universally applicable. This approach
encourages a detachment between researchers and their subjects, minimizing subjectivity and
dissociating them from their life experiences. This, in turn, has led to a specific and linear model
of research. Despite the increasing interest in studies on Continuing Teacher Education at the
Higher Education level, they still hold a marginal position in formal academic debates, as noted
by Marcelo (2009) and Imbernón (2009). Policies for continuing teacher education in this
segment have been significantly influenced by entrepreneurialism and managerialism, which
have had a substantial impact on educational contexts worldwide over the past decades,
especially in higher education. Under such influence, the institutionalization of continuing
teacher education programs for university teachers has been restricted. This restriction has had
an impact on the identity formation of these professionals (Hall, 2020) as well as on their
educational and teaching practices. We start with certain assumptions and questions: How has
continuing teacher education been structured in higher education? How does this formative
process contribute to the development of professional identities within educational contexts? In
this overview, our aim is to understand continuing teacher education in higher education by
analyzing its influence on the identity formation of newly appointed professors from their
formative perspectives. Additionally, we aimed to explore the continuing education policy for
university professors by examining their institutional, professional, and personal journeys
through narratives of their lived experiences, learning, and the professional knowledge acquired
during their formative paths and practices. Using the narrative inquiry approach developed by
Clandinin and Connelly (2015), we collected seven narratives from newly appointed professors
at UFMT and three narratives from newly appointed professors at UMA, through interviews.
We also interviewed four teacher educators involved in continuing education at the two
previously mentioned higher education institutions. The narratives provided by these educators,
in conjunction with the theoretical framework applied in this research, revealed significant and
interconnected findings: the continuing education programs at these higher education
institutions still exhibit characteristics of rigid and protocol-driven practices. Formative actions
often occur in situations with specific demands, where the teacher's experience has limited
involvement and representation. They tend to be isolated and disconnected, lacking a
connection to teaching practice. However, there are emerging models of horizontal formative
actions that promote collaboration and long-term processes. These models emphasize life
stories and teaching narratives. Narrative inquiry research has the potential to thrive in this
context as a unique tool for continuing education and investigative actions involving university
professors. From this perspective, we see dialogue and reflection on experiences as powerful
actions for boosting professional development. These actions are facilitated by various narrative
possibilities and an active and attentive understanding of teachers' daily practices within the
framework of narrative inquiry. RESUMEN: La formación continua de profesores que ingresan a la educación superior y las formas en que configuran sus procesos identitarios a través de narrativas sobre sus experiencias constituyen el principal foco de discusión de esta investigación de doctorado, realizada en el PPGE/UFMT, vinculada a la línea de investigación Organización escolar, formación y prácticas pedagógicas. El acervo histórico de la ciencia moderna impulsó la objetividad y universalización del conocimiento científico, favoreciendo una cierta distancia entre el investigador y el objeto investigado, despersonalizando a los sujetos como personas con vida personal y contribuyendo a un modelo de formación lineal y puntual. Como resultado de este legado, los estudios sobre educación continua en la educación superior (Marcelo, 2009) aún ocupan una posición marginal en el escenario académico formal, aunque están ganando protagonismo en el escenario actual (Imbernón, 2009). La política de educación continua para este segmento ha sufrido las consecuencias del emprendimiento y el gerencialismo que han marcado el contexto educativo global, que parece impactar de manera cada vez más intensa el panorama universitario. Absortos en esta injerencia, se dificulta la institucionalización de programas de formación continua para docentes universitarios, lo que repercute en la constitución identitaria de estos docentes (Hall, 2020) y en sus prácticas formativas y docentes. Ante esta situación nos preguntamos: ¿cómo se ha configurado la formación continua de los docentes en la educación superior y cómo esta formación ha ido potenciando el desarrollo de procesos identitarios en sus escenarios formativos? En este panorama, el objetivo fue comprender la formación continua de docentes que trabajan en la educación superior, analizando sus impactos en la constitución de su identidad en sus horizontes formativos. Como resultado de esta intención, identificar la política de formación continua dirigida a docentes universitarios, comprendiendo sus trayectorias personales, profesionales e institucionales a través de relatos sobre sus experiencias, aprendizajes y conocimientos profesionales en sus contextos de formación y desempeño. Utilizando la investigación narrativa como base teórico-metodológica en la comprensión de los autores Clandinin y Connelly (2015), se realizaron entrevistas narrativas a siete nuevos profesores de la UFMT y tres nuevos profesores de la UMA. También conversamos con cuatro docentes comprometidos con acciones de educación continua en estas dos instituciones. Las narrativas que surgieron de estos diálogos, en sus interlocuciones con el marco teórico de referencia, nos llevaron a resultados que resultaron fundamentales y entrelazados: la formación continua en esos sitios aún presenta características de prácticas protocolarias y estancadas; generalmente surgen de demandas específicas, donde la experiencia docente tiene poca inserción y representación, y tiende a reproducirse en acciones individualizadas y desconectadas de la docencia. Afortunadamente, surgen otros ejemplos de escenarios de formación horizontal, comprometidos con procesos longitudinales y colaborativos, donde las narrativas sobre historias de vida y docencia han ganado protagonismo. Con repercusiones más allá de lo inicialmente previsto, la investigación narrativa emerge potencialmente en este panorama como un dispositivo de formación único para guiar los procesos de formación, enseñanza e investigación de los docentes universitarios. Desde esta perspectiva, concebimos el diálogo y la reflexión sobre las experiencias como acciones soberanas para impulsar el desarrollo profesional docente, mediadas por diferentes posibilidades narrativas y la escucha atenta y activa del cotidiano docente, reflejada por la investigación narrativa. |
Palavra-chave: | Formação continuada Educação superior Pesquisa narrativa Processos identitários Professor ingressante |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Continuing education Higher education Narrative inquiry Identity processes Newly appointed professor |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Mauro José de. Formação continuada na educação superior: narrativas de processos identitários. 2023. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5436 |
Data defesa documento: | 7-Nov-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
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