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http://ri.ufmt.br/handle/1/5637
Tipo documento: | Tese |
Título: | Feiras de ciências e Semana Nacional de Ciência & Tecnologia como potenciais espaços formativos de formação continuada e contínua na prática pedagógica |
Autor(es): | Roehrs, Marfa Magali |
Orientador(a): | Castro, Patrícia Macedo de |
Membro da Banca: | Castro, Patrícia Macedo de |
Membro da Banca: | Dalcin, Andreia |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Silva, Flavio Teles Carvalho da |
Resumo : | A pesquisa que apresentamos foi desenvolvida para compreender o seguinte problema: de que modo as Feiras de Ciências e SNC&T podem se constituir em espaços formativos de formação continuada e contínua para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio? O objetivo geral é compreender as potencialidades das Feiras de Ciências e SNC&T como espaços de formação continuada e contínua de professores dos anos finais do EF e EM. Especificamente, realizamos um estudo sobre as III FECIBB, Feira de Ciências no Território do Alto Paraguai (MT) e SNC&T 2015 no Território do Alto Paraguai (MT) considerando os projetos e suas atividades no diálogo com os instrumentos normativos, identificando elementos que favoreçam a formação continuada e contínua de professores dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; como também identificar e analisar as percepções dos docentes sobre o efeito formativo consequente da participação nos eventos III FECIBB, Feira de Ciências no Território do Alto Paraguai (MT) e SNC&T 2015 no Território do Alto Paraguai (MT). Usamos o método dialético-dialógico na perspectiva freiriana. Os dados foram coletados através de questionário com escala Lickert e com rodas de conversa temática. Amparamos a análise em três argumentos: de que as Feiras de Ciências se constituem como um processo de construção e elaboração de conhecimentos e não como evento de exposição; que as Feiras de Ciências propiciam espaços de integração com troca de experiências e diálogo, interdisciplinaridade, estudo coletivo e parceria com a universidade e comunidade na escola; e que as Feiras de Ciências exploram possibilidades de acesso, construção e socialização da Ciência e Tecnologia. Esse estudo tem sua sustentação em discursos teóricos como: Krasilchik (1985, 1987, 2000), Nóvoa (1992, 1995), Gil Pérez e Carvalho (1993), Oaigen (1995), Shön (1995), Freire (1975,1992,1996, 2001), Garcia (1999), Mancuso (2000), Tardif (2002, 2007, 2008, 2014), Santos (2007), Gonçalves (2008), Araújo e Caldeira (2009), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Nardi (2001), Pereira et al. (2000) dentre outros. Consideramos o expresso em documentos oficiais nacionais, como: LDB 9394/96, PNE2014-2024, Parecer CNE/CP no 09/2001, os PCN-CN, o Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica-FENACEB/MEC, a política do MCTI em relação à Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia- MCTI/SECIS/ DEPDI, e outros, que permeiam os textos. A amostra foi com 27 professores dos anos finais do EF e do EM que participaram, no período de 2014 a 2016, em pelo menos uma Feira de Ciências: III FECIBB e/ou Feira de Ciências no Território do Alto Paraguai (MT), e Semana de Ciência e Tecnologia 2015 no Território do Alto Paraguai ofertadas pela UNEMAT Barra do Bugres (MT). Mostra-se relevante por contribuir às discussões sobre espaços de formação continuada e contínua de professores e soma à literatura de produção científica nacional pertinente à Feiras de Ciências e SNC&T enquanto espaços formativos docentes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research was developed to comprehend the following problem: in which way the Science Fairs and SNC&T can be constituted in formative spaces of continuing and continued formation for teachers of the final years of Elementary and High School? The overall objective is to comprehend the potentialities of the Science Fairs and SNC&T as formative spaces of continuing and continued formation for teachers of the final years of Elementary and High School. Specifically, we made a study about the III FECIBB 2015, Science Faires, and SNC&T 2015 in the territory of Alto Paraguai (MT) considering the projects and activities on the dialogue with the normativeinstruments, identifying elements that facilitate the continued and continuing formation of the final years of Elementary and High School; and also identifying and analysing the teachers’ perceptions about the formative effect resultant in the participation on the III FECIBB, Science Faires in Alto Paraguai (MT) and SNC&T 2015. We used the dialectic/dialogical method in the freiriana perspective. The data was gathered trough a survey with Lickert scale and reunions with thematic discussions. We support the analysis in three arguments: that the Science Fairs constitute itself as a process of construction and development of knowledge and not as a exposing event; that the Science Fairs propitiate integration spaces with exchange of experience, dialogue, interdisciplinarity, collective study and partnership with the university and school community; and that the Science Fairs explore possibilities of access, construction and socialisation of Technology and Science. This Study sustain itself in theoretical speeches such as: Krasilchik (1985, 1987, 2000), Nóvoa (1992, 1995), Gil Pérez e Carvalho (1993), Oaigen (1995), Shön (1995), Freire (1975,1992,1996, 2001), Garcia (1999), Mancuso (2000),Tardif (2002, 2007, 2008, 2014), Santos (2007),Gonçalves (2008), Araújo e Caldeira (2009), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011), Nardi (2001), Pereira et al. (2000) besides others. We took under consideration what was expressed on the official national documents as: LDB 9394/96, PNE2014-2024, rulling CNE/CP no 09/2001, the PCN-CN, the National Support Program for the Science Fairs of the Basic Education-FENACEB/MEC, the MCTI policy related with the popularization and diffusion of Science and Technology- MCTI/SECIS/ DEPDI, and other that permeate the documents. The sample was conducted with 27 teachers of the final years of the Elementary and High School, that attended, from 2014 to 2016 period, at least one Science Fair: III FECIBB 2015 and/or Science Faires in the territory of Alto Paraguai (MT), and the Week of Science and Tecnology 2015 in the territory of Alto Paraguai (MT) these events were made by UNEMAT Barra do Bugres (MT). The Science Fairs and the National Week of Science and Technology provide elements that approach the normative and conception of theoretic teachers about the continuing and continued formation of Basic education Teachers. It is relevant for contributing with the discussions about the formative spaces of continuing and continued formation of teachers and ads up the literature about national Science production in the Science Fairs and SNC&T subject, as a formative space for teachers. |
Palavra-chave: | Formação de professores Feiras de ciências e SNC&T Percepção de professores Espaços formativos docentes |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teachers’ formation Science fairs and SCN&T Teachers’ perception Formative spaces for teachers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | ROEHRS, Marfa Magali. Feiras de ciências e Semana Nacional de Ciência & Tecnologia como potenciais espaços formativos de formação continuada e contínua na prática pedagógica. 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5637 |
Data defesa documento: | 24-Mai-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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