Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5845
Tipo documento: Tese
Título: Provas matemáticas no ensino : uma questão de lógica
Autor(es): Cangussu, Everton Soares
Orientador(a): Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Vizolli, Idemar
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Sales, Elielson Ribeiro de
Membro da Banca: Meira, Janeisi de Lima
Membro da Banca: Nunes, José Messildo Viana
Resumo : Este trabalho resultou de uma pesquisa cujo objeto focal foi o ensino da Lógica, voltada ao exercício das demonstrações na formação de professores. Teve como objetivo analisar as contribuições da terapia conceitual wittgensteiniana como suporte para o ensino de Lógica, por meio de uma linguagem adequada à compreensão das provas matemáticas. Para alcançá-lo, buscou-se relações pertinentes nas Escolas Filosóficas da Matemática e na filosofia do segundo Wittgenstein, acerca do papel da linguagem nesse contexto de conhecimento. Discutiu-se a importância do ensino de Lógica, especificamente, as demonstrações matemáticas. Para tanto, abordou-se as concepções de Lógica nos discursos de um grupo de docentes e nos livros de Lógica indicados em componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública, no município de Imperatriz, estado do Maranhão (Brasil). Com base em Wittgenstein, caracterizou-se a Filosofia Matemática, a linguagem e os métodos de prova matemática, para discutir o uso da linguagem e uma metodologia do ensino de Lógica que trate das provas matemáticas. Nesse caminho, recorreu-se à Análise de Conteúdo, de Bardin, por meio de categorias de análise extraídas da fundamentação teórica, na intenção de interpretar depoimentos de docentes e conteúdo de livros de Lógica Matemática, adotados na disciplina de mesmo nome. Os resultados apontaram possibilidades de relacionar as ideias de Wittgenstein aos conteúdos constantes nesses livros e, assim, vislumbrar possibilidades de ensino de Lógica relacionada à linguagem.
Resumo em lingua estrangeira: This work resulted from a research whose focal object was the teaching of Logic, focused on the exercise of demonstrations in teacher training. It aimed to analyze the contributions of Wittgenstein's conceptual therapy as a support for the teaching of Logic, through a language suitable for the understanding of mathematical proofs. To achieve it, relevant relationships were sought in the Philosophical Schools of Mathematics and in the philosophy of the second Wittgenstein, about the role of language in this context of knowledge. The importance of teaching logic was discussed, specifically, mathematical demonstrations. Therefore, the concepts of Logic were approached in the speeches of a group of teachers and in the Logic books indicated in curricular components of a Licentiate in Mathematics course, at a public university, in the municipality of Imperatriz, state of Maranhão (Brazil). Based on Wittgenstein, Mathematical Philosophy, language and methods of mathematical proof were characterized, to discuss the use of language and a methodology for teaching logic that deals with mathematical proofs. In this way, Bardin's Content Analysis was used, through analysis categories extracted from the theoretical foundation, with the intention of interpreting teachers' testimonies and content of Mathematical Logic books, adopted in the discipline of the same name. The results showed possibilities of relating Wittgenstein's ideas to the contents contained in these books and, thus, glimpsing possibilities of teaching Logic related to language.
Palavra-chave: Ensino de lógica
Linguagem matemática
Demonstração matemática
Prova matemática
Filosofia de Wittgenstein
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching logic
Mathematical language
Mathematical demonstration
Math test
Wittgenstein's philosophy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: CANGUSSU, Everton Soares. Provas matemáticas no ensino: uma questão de lógica. 2021.122 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5845
Data defesa documento: 1-Dez-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf1.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.