Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCangussu, Everton Soares-
dc.date.accessioned2024-08-30T17:58:36Z-
dc.date.available2022-02-15-
dc.date.available2024-08-30T17:58:36Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationCANGUSSU, Everton Soares. Provas matemáticas no ensino: uma questão de lógica. 2021.122 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5845-
dc.description.abstractThis work resulted from a research whose focal object was the teaching of Logic, focused on the exercise of demonstrations in teacher training. It aimed to analyze the contributions of Wittgenstein's conceptual therapy as a support for the teaching of Logic, through a language suitable for the understanding of mathematical proofs. To achieve it, relevant relationships were sought in the Philosophical Schools of Mathematics and in the philosophy of the second Wittgenstein, about the role of language in this context of knowledge. The importance of teaching logic was discussed, specifically, mathematical demonstrations. Therefore, the concepts of Logic were approached in the speeches of a group of teachers and in the Logic books indicated in curricular components of a Licentiate in Mathematics course, at a public university, in the municipality of Imperatriz, state of Maranhão (Brazil). Based on Wittgenstein, Mathematical Philosophy, language and methods of mathematical proof were characterized, to discuss the use of language and a methodology for teaching logic that deals with mathematical proofs. In this way, Bardin's Content Analysis was used, through analysis categories extracted from the theoretical foundation, with the intention of interpreting teachers' testimonies and content of Mathematical Logic books, adopted in the discipline of the same name. The results showed possibilities of relating Wittgenstein's ideas to the contents contained in these books and, thus, glimpsing possibilities of teaching Logic related to language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-06-19T16:06:07Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf: 1728041 bytes, checksum: aec03be48d35f299036499d84c50946e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-08-30T17:58:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf: 1728041 bytes, checksum: aec03be48d35f299036499d84c50946e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-30T17:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf: 1728041 bytes, checksum: aec03be48d35f299036499d84c50946e (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProvas matemáticas no ensino : uma questão de lógicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEnsino de lógicapt_BR
dc.subject.keywordLinguagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordDemonstração matemáticapt_BR
dc.subject.keywordProva matemáticapt_BR
dc.subject.keywordFilosofia de Wittgensteinpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Iran Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872pt_BR
dc.contributor.referee1Vizolli, Idemar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2358634787077252pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Iran Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679338720390288pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resultou de uma pesquisa cujo objeto focal foi o ensino da Lógica, voltada ao exercício das demonstrações na formação de professores. Teve como objetivo analisar as contribuições da terapia conceitual wittgensteiniana como suporte para o ensino de Lógica, por meio de uma linguagem adequada à compreensão das provas matemáticas. Para alcançá-lo, buscou-se relações pertinentes nas Escolas Filosóficas da Matemática e na filosofia do segundo Wittgenstein, acerca do papel da linguagem nesse contexto de conhecimento. Discutiu-se a importância do ensino de Lógica, especificamente, as demonstrações matemáticas. Para tanto, abordou-se as concepções de Lógica nos discursos de um grupo de docentes e nos livros de Lógica indicados em componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública, no município de Imperatriz, estado do Maranhão (Brasil). Com base em Wittgenstein, caracterizou-se a Filosofia Matemática, a linguagem e os métodos de prova matemática, para discutir o uso da linguagem e uma metodologia do ensino de Lógica que trate das provas matemáticas. Nesse caminho, recorreu-se à Análise de Conteúdo, de Bardin, por meio de categorias de análise extraídas da fundamentação teórica, na intenção de interpretar depoimentos de docentes e conteúdo de livros de Lógica Matemática, adotados na disciplina de mesmo nome. Os resultados apontaram possibilidades de relacionar as ideias de Wittgenstein aos conteúdos constantes nesses livros e, assim, vislumbrar possibilidades de ensino de Lógica relacionada à linguagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching logicpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical languagept_BR
dc.subject.keyword2Mathematical demonstrationpt_BR
dc.subject.keyword2Math testpt_BR
dc.subject.keyword2Wittgenstein's philosophypt_BR
dc.contributor.referee3Sales, Elielson Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5467537517169068pt_BR
dc.contributor.referee4Meira, Janeisi de Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685357170615974pt_BR
dc.contributor.referee5Nunes, José Messildo Viana-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5188612973174798pt_BR
dc.contributor.referee6Silva, Paulo Vilhena da-
dc.contributor.referee6ID854.067.402-53pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979203220976406pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf1.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.