Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5845
Tipo documento: | Tese |
Título: | Provas matemáticas no ensino : uma questão de lógica |
Autor(es): | Cangussu, Everton Soares |
Orientador(a): | Mendes, Iran Abreu |
Membro da Banca: | Vizolli, Idemar |
Membro da Banca: | Mendes, Iran Abreu |
Membro da Banca: | Sales, Elielson Ribeiro de |
Membro da Banca: | Meira, Janeisi de Lima |
Membro da Banca: | Nunes, José Messildo Viana |
Resumo : | Este trabalho resultou de uma pesquisa cujo objeto focal foi o ensino da Lógica, voltada ao exercício das demonstrações na formação de professores. Teve como objetivo analisar as contribuições da terapia conceitual wittgensteiniana como suporte para o ensino de Lógica, por meio de uma linguagem adequada à compreensão das provas matemáticas. Para alcançá-lo, buscou-se relações pertinentes nas Escolas Filosóficas da Matemática e na filosofia do segundo Wittgenstein, acerca do papel da linguagem nesse contexto de conhecimento. Discutiu-se a importância do ensino de Lógica, especificamente, as demonstrações matemáticas. Para tanto, abordou-se as concepções de Lógica nos discursos de um grupo de docentes e nos livros de Lógica indicados em componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública, no município de Imperatriz, estado do Maranhão (Brasil). Com base em Wittgenstein, caracterizou-se a Filosofia Matemática, a linguagem e os métodos de prova matemática, para discutir o uso da linguagem e uma metodologia do ensino de Lógica que trate das provas matemáticas. Nesse caminho, recorreu-se à Análise de Conteúdo, de Bardin, por meio de categorias de análise extraídas da fundamentação teórica, na intenção de interpretar depoimentos de docentes e conteúdo de livros de Lógica Matemática, adotados na disciplina de mesmo nome. Os resultados apontaram possibilidades de relacionar as ideias de Wittgenstein aos conteúdos constantes nesses livros e, assim, vislumbrar possibilidades de ensino de Lógica relacionada à linguagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work resulted from a research whose focal object was the teaching of Logic, focused on the exercise of demonstrations in teacher training. It aimed to analyze the contributions of Wittgenstein's conceptual therapy as a support for the teaching of Logic, through a language suitable for the understanding of mathematical proofs. To achieve it, relevant relationships were sought in the Philosophical Schools of Mathematics and in the philosophy of the second Wittgenstein, about the role of language in this context of knowledge. The importance of teaching logic was discussed, specifically, mathematical demonstrations. Therefore, the concepts of Logic were approached in the speeches of a group of teachers and in the Logic books indicated in curricular components of a Licentiate in Mathematics course, at a public university, in the municipality of Imperatriz, state of Maranhão (Brazil). Based on Wittgenstein, Mathematical Philosophy, language and methods of mathematical proof were characterized, to discuss the use of language and a methodology for teaching logic that deals with mathematical proofs. In this way, Bardin's Content Analysis was used, through analysis categories extracted from the theoretical foundation, with the intention of interpreting teachers' testimonies and content of Mathematical Logic books, adopted in the discipline of the same name. The results showed possibilities of relating Wittgenstein's ideas to the contents contained in these books and, thus, glimpsing possibilities of teaching Logic related to language. |
Palavra-chave: | Ensino de lógica Linguagem matemática Demonstração matemática Prova matemática Filosofia de Wittgenstein |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teaching logic Mathematical language Mathematical demonstration Math test Wittgenstein's philosophy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CANGUSSU, Everton Soares. Provas matemáticas no ensino: uma questão de lógica. 2021.122 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5845 |
Data defesa documento: | 1-Dec-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Everton Soares Cangussu.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.