Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLamas, Léa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-10-03T14:37:27Z-
dc.date.available2022-09-18-
dc.date.available2024-10-03T14:37:27Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationLAMAS, Léa Rodrigues. Sequência didática investigativa sobre leishmanioses para professores do ensino médio. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/6049-
dc.description.abstractWhen dealing with Biology Teaching for the explanation of content related to protozoa, the approach to the issue in health and the diseases that can be caused by these microorganisms, specifically American Cutaneous Leishmaniasis (ACL) and American Visceral Leishmaniasis (LVA), becomes very complex. The structures are micrometric, and the students do not internalize their morphology and the specific characteristics of these microorganisms, making it difficult to understand the diseases and how they can affect them individually and collectively. What alternatives would teachers have to bring this knowledge closer to students and facilitate their understanding? As a way of helping teachers in this matter, an Investigative Didactic Sequence (SDI) was developed, to contribute to the pedagogical practice, assisting in the actions of the teacher in the teaching of Biology about the protozoa that cause American Cutaneous Leishmaniasis (ACL) and American Visceral Leishmaniasis (AVL). The Investigative Didactic Sequence was submitted for analysis by a group of 20 (twenty) Biology teachers from the Public Education Network of the State of Mato Grosso - MT, to raise their opinions regarding its importance as a strategy in the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-07-31T12:34:43Z No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas - Prod. Educacional.pdf: 12979897 bytes, checksum: 4e37afdc73ec2ad262216d4b8aff5855 (MD5) DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas.pdf: 13531305 bytes, checksum: e2432b67c1a537c4b0b662147c39da3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-10-03T14:37:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas - Prod. Educacional.pdf: 12979897 bytes, checksum: 4e37afdc73ec2ad262216d4b8aff5855 (MD5) DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas.pdf: 13531305 bytes, checksum: e2432b67c1a537c4b0b662147c39da3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-03T14:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas - Prod. Educacional.pdf: 12979897 bytes, checksum: 4e37afdc73ec2ad262216d4b8aff5855 (MD5) DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas.pdf: 13531305 bytes, checksum: e2432b67c1a537c4b0b662147c39da3f (MD5) Previous issue date: 2022-06-21en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência didática investigativa sobre leishmanioses para professores do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subject.keywordZoonosept_BR
dc.contributor.advisor1Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
dc.contributor.referee1Mariotto, Sandra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4363800824135100pt_BR
dc.contributor.referee2Miyazaki, Rosina Djunko-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247423488004126pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020946312506143pt_BR
dc.description.resumoAo se tratar do Ensino de Biologia para a explanação dos conteúdos relacionados aos protozoários, a abordagem da questão na saúde e sobre as doenças que podem ser causadas por estes micro-organismos, em específico sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana (LVA), se torna muito complexo. As estruturas são micrométricas e os alunos não interiorizam sua morfologia e as características específicas destes micro-organismos, dificultando a compreensão das doenças e como estas podem lhes afetar individual e coletivamente. Quais alternativas teriam os professores para aproximar dos alunos estes conhecimentos e facilitar a sua compreensão? Como forma de auxiliar aos professores nesta questão foi desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa (SDI), tendo como objetivo contribuir para a prática pedagógica, auxiliando nas ações do professor no ensino de Biologia no que concerne aos protozoários causadores da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana (LVA). A Sequência Didática Investigativa foi submetida a análise por um grupo de 20 (vinte) professores de Biologia da Rede Pública de Ensino Estadual de Mato Grosso - MT, com o intuito de levantar suas opiniões quanto a sua importância como estratégia no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.keyword2Healthpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching by researchpt_BR
dc.subject.keyword2Zoonosispt_BR
dc.contributor.referee3Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791424708335291pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas - Prod. Educacional.pdf12.68 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas.pdf13.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.