Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6049
Tipo documento: Dissertação
Título: Sequência didática investigativa sobre leishmanioses para professores do ensino médio
Autor(es): Lamas, Léa Rodrigues
Orientador(a): Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Mariotto, Sandra
Membro da Banca: Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
Resumo : Ao se tratar do Ensino de Biologia para a explanação dos conteúdos relacionados aos protozoários, a abordagem da questão na saúde e sobre as doenças que podem ser causadas por estes micro-organismos, em específico sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana (LVA), se torna muito complexo. As estruturas são micrométricas e os alunos não interiorizam sua morfologia e as características específicas destes micro-organismos, dificultando a compreensão das doenças e como estas podem lhes afetar individual e coletivamente. Quais alternativas teriam os professores para aproximar dos alunos estes conhecimentos e facilitar a sua compreensão? Como forma de auxiliar aos professores nesta questão foi desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa (SDI), tendo como objetivo contribuir para a prática pedagógica, auxiliando nas ações do professor no ensino de Biologia no que concerne aos protozoários causadores da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral Americana (LVA). A Sequência Didática Investigativa foi submetida a análise por um grupo de 20 (vinte) professores de Biologia da Rede Pública de Ensino Estadual de Mato Grosso - MT, com o intuito de levantar suas opiniões quanto a sua importância como estratégia no processo de ensino-aprendizagem.
Resumo em lingua estrangeira: When dealing with Biology Teaching for the explanation of content related to protozoa, the approach to the issue in health and the diseases that can be caused by these microorganisms, specifically American Cutaneous Leishmaniasis (ACL) and American Visceral Leishmaniasis (LVA), becomes very complex. The structures are micrometric, and the students do not internalize their morphology and the specific characteristics of these microorganisms, making it difficult to understand the diseases and how they can affect them individually and collectively. What alternatives would teachers have to bring this knowledge closer to students and facilitate their understanding? As a way of helping teachers in this matter, an Investigative Didactic Sequence (SDI) was developed, to contribute to the pedagogical practice, assisting in the actions of the teacher in the teaching of Biology about the protozoa that cause American Cutaneous Leishmaniasis (ACL) and American Visceral Leishmaniasis (AVL). The Investigative Didactic Sequence was submitted for analysis by a group of 20 (twenty) Biology teachers from the Public Education Network of the State of Mato Grosso - MT, to raise their opinions regarding its importance as a strategy in the teaching-learning process.
Palavra-chave: Saúde
Ensino por investigação
Zoonose
Palavra-chave em lingua estrangeira: Health
Teaching by research
Zoonosis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: LAMAS, Léa Rodrigues. Sequência didática investigativa sobre leishmanioses para professores do ensino médio. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6049
Data defesa documento: 21-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas - Prod. Educacional.pdf12.68 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Léa Rodrigues Lamas.pdf13.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.