Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6052
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino por investigação e a produção de jogos on-line : possibilidade de aprendizagem sobre o bioma Cerrado na pandemia
Autor(es): Moura, Valdivani Sousa de
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva
Membro da Banca: Castro, Edward Bertholine de
Resumo : O ensino remoto no período da pandemia, causada pelo vírus SARS-CoV-2, tornou-se inevitável e urgente e somente aconteceu com o uso das tecnologias digitais, o que acarretou, não só aos educadores e estudantes, mas a todo o sistema educacional novos desafios, afetando todos os envolvidos em uma nova forma de ensinar e aprender. O tema Bioma Cerrado foi escolhido nesta pesquisa, por fazer parte do contexto regional dos estudantes e seu estudo possibilitar a compreensão de suas particularidades e sensibilização ambiental dos alunos, por meio do ensino investigativo e produção de jogos online. Utilizou-se da metodologia qualitativa, com o emprego da pesquisa participante, verificação da aprendizagem significativa, por meio da abordagem do ensino por investigação. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral - Cuiabá-MT, com alunos dos 1o Anos A e B, durante o ano de 2021, remotamente e com alguns encontros presenciais, seguindo as recomendações sanitárias do retorno seguro das aulas. Iniciou-se a pesquisa com uma roda de conversa para apresentação do projeto e avaliação diagnóstica sobre os conhecimentos prévios sobre esse bioma, seguida de problematizações e levantamento de hipóteses para uma atividade investigativa, por meio das tecnologias digitais e socialização dos saberes adquiridos sobre o cerrado por meio de jornal mural no aplicativo Padlet. Para conclusão do trabalho foram produzidos jogos digitais, Quizes, pelo aplicativo Kahoot.com, com a finalidade de promover aplicação da aprendizagem adquirida, divulgação, interação e descontração entre a turma. Os Quizes, proporcionados pela plataforma Kahoot, segundo os participantes da pesquisa, foram muito importantes na aprendizagem dos conteúdos e autoavaliação dos temas investigados, em que se sintetiza ao final da sequência do ensino por investigação em Biologia, uma sensibilização ambiental com ocorrência da aprendizagem significativa acerca do Bioma Cerrado, por parte dos estudantes. A abordagem do ensino por investigação demonstra ser uma estratégia de ensino que incentiva e motiva o protagonismo dos estudantes na busca do próprio conhecimento, além de trabalharem com games, sendo uma área que os alunos gostam e demonstram grande interesse.
Resumo em lingua estrangeira: The remote teaching in the period of the pandemic, caused by the SARS-CoV-2 virus, became inevitable and urgent and only happened with the use of digital technologies, which entailed not only educators and students, but the entire educational system new challenges, affecting everyone involved in a new way of teaching and learning. The Cerrado Biome theme was chosen in this research, as it is part of the students’ regional context and its study allows the understanding of its particularities and the students’ environmental awareness, through investigative teaching and the digital games production. A qualitative methodology was used, with the use of participatory research, verification of significant learning, through the teaching by investigation approach. The research was developed at Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral - Cuiabá-MT, with students from 1st Grades A and B, during the year 2021, remotely and with some in-person meetings, following the health recommendations of the safe return of classes. The research began with a conversation circle for the project presentation and diagnostic evaluation on the previous knowledge about this biome, followed by problematizations and hypotheses for an investigative activity through digital technologies and the knowledge socialization acquired about the Cerrado by through a mural newspaper in the Padlet app. To complete the work, digital games, quizzes were produced by the Kahoot.com application, in order to promote the application of acquired learning, dissemination, interaction and relaxation in the class. The Quizzes, provided by Kahoot, according to the research participants, were very important in learning the contents and self-assessment of the investigated themes, and it is hereby concluded that environmental awareness and significant learning about the Cerrado Biome occurred. The approach to teaching by investigation proves to be a teaching strategy that encourages and motivates students to take the lead in the pursuit of their own knowledge, in addition to working with games, being an area that they enjoy and show great interest in.
Palavra-chave: Cerrado
Ensino por investigação
Tecnologias digitais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cerrado biome
Teaching by investigation
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: MOURA, Valdivani Sousa de. O ensino por investigação e a produção de jogos on-line: possibilidade de aprendizagem sobre o bioma Cerrado na pandemia. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6052
Data defesa documento: 22-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Valdivani Sousa de Moura - Prod. Educacional.pdf4.03 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Valdivani Sousa de Moura.pdf5.84 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.