Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6100
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação ecológica complexa abordada com ênfase no Cerrado : a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciências |
Autor(es): | Rodrigues, Naielly Christhiny Paz |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Nunes, Rafael Vieira |
Resumo : | A urgência da discussão sobre o Cerrado parte da necessidade em conservá-lo, tendo em vista que se trata da savana tropical mais rica do mundo, que nos últimos 35 anos, perdeu mais da metade dos 2 milhões de km2 , sobretudo em função da expansão das atividades agrícolas de modelo industrial. A relevância dessa temática acontece em virtude da demanda histórica do ensino sobre o Cerrado, que segundo estudos não dá dado o enfoque necessário à diversidade de interações que envolvem o bioma. Neste sentido, a pesquisa se configura no sentido de construir e, mais adiante, buscar compreender quais as implicações do livro paradidático ‘Elementos do Cerrado e suas relações: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa’ para o ensino de Ciências? Assim, referenciados pelo Pensamento Complexo, este estudo objetivou construir caminhos para uma abordagem sistêmica do bioma Cerrado no ensino de Ciências a partir da promoção de uma educação ecológica e a complexidade das questões que envolvem o bioma. Para isso verificou-se quais são as estratégias didáticas com as quais a temática do Cerrado tem sido trabalhada no Ensino Médio. Baseado nos Três Momentos Pedagógicos foi construído um livro paradidático. O paradidático foi analisado utilizando critérios previstos no Programa Nacional do Livro Didático e indicadores da Política Nacional de Educação Ambiental. Considerou-se que o livro apresenta diversas articulações com os referidos documentos normativos. A análise do paradidático levou a diversas implicações para o ensino de Ciências, dentre as quais cita-se as legais, normativas, éticas, cidadãs, temáticas e metodológicas, apontando caminhos para estudos posteriores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The urgency of the discussion on the Cerrado stems from the need to conserve it, given that it is the richest tropical savanna in the world, which in the last 35 years has lost more than half of its 2 million km2, mainly due to the expansion industrial model agricultural activities. The relevance of this theme is due to the historical demand of teaching about the Cerrado, which according to studies has not given the necessary focus to the diversity of interactions that involve the biome. In this sense, the research is configured in the sense of building and, further on, seeking to understand the implications of the paradidactic book 'Elementos do Cerrado and its relationships: treading paths to a complex ecological education' for science teaching? Thus, referenced by Complex Thought, this study aimed to build paths for a systemic approach to the Cerrado biome in science teaching from the promotion of ecological education and the complexity of issues involving the biome. For this, it was verified what are the didactic strategies with which the Cerrado theme has been worked on in High School. From the Three Pedagogical Moments, a paradidactic book was built. The paradidactic was analyzed using criteria foreseen in the National Textbook Program and indicators of the National Environmental Education Policy. It was considered that the book presents several articulations with the referred normative documents. The analysis of the paradidactics led to several implications for the teaching of Sciences, among which legal, normative, ethical, citizen, thematic and methodological ones are mentioned, pointing out paths for further studies. |
Palavra-chave: | Cerrado Educação ecológica complexa Três momentos pedagógicos Política nacional de educação ambiental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Complex ecological education Three pedagogical moments National environmental education policy |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | RODRIGUES, Naielly Christhiny Paz. Educação ecológica complexa abordada com ênfase no Cerrado: a construção de um paradidático e suas implicações para o ensino de ciências. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6100 |
Data defesa documento: | 18-Aug-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues - Prod. Educacional.pdf | 5.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2022_Naielly Christhiny Paz Rodrigues.pdf | 3.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.