Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6208
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma experiência pedagógica com a ginástica circense no clube de protagonismo : a educação física e a educação integral
Autor(es): Lara, Natália Bianca Bruni de
Orientador(a): Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Juliani, Moacir
Membro da Banca: Moreira, Raquel Stoilov Pereira
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Resumo : A Educação Física Escolar sofreu múltiplas modificações ao longo da sua história, transformando-se frequentemente, especialmente no que concerne aos seus objetivos, intenções e objetos do conhecimento a serem ensinados por ela, sejam pelas exigências expressas nos documentos legais que regem a Educação Básica Nacional ou pela essencialidade em oportunizar experiências diversificadas, criativas, acolhedoras e mais significativas aos estudantes do século XXI. Dessa forma, cabe à Educação Física promover distintas manifestações corporais que estimulem as curiosidades dos estudantes a fim de diversificar e aprimorar os seus repertórios corporais, cognitivos, sociais e afetivos, motivando-os a participarem colaborativamente no processo de construção dos seus conhecimentos, encontrando na ginástica circense a possibilidade de despertar o interesse dos participantes, assim como incentivar o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo juvenil. Este estudo se dispôs à implementação de ações que viabilizaram a reflexão acerca da constituição da ginástica circense enquanto objeto do conhecimento da Educação Física escolar, a partir de um Clube de Protagonismo, integrando os participantes da pesquisa. A ginástica circense é um dos elementos que constituem a cultura corporal de movimento e compõem implicitamente a ginástica geral que, segundo a Base Nacional Comum Curricular, tem a finalidade de propiciar vivências corporais por meio de possibilidades acrobáticas, performáticas e expressivas. Este trabalho ocasionou o experimento da ginástica circense enquanto conteúdo da Educação Física no contexto escolar, por meio de um Clube de Protagonismo, composto por estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com ações voltadas para o resgate histórico, social e cultural do circo, juntamente com a vivência de práticas circenses adaptadas ao meio educacional. A metodologia escolhida para subsidiar este estudo foi a abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com a utilização dos instrumentos diário de campo, roteiro de observação sistemática (a partir de fotografias e filmagem) e questionário final composto por questões abertas. Os encontros foram iniciados a partir de um levantamento diagnóstico e seguiu com a conclusão da proposta por meio da participação colaborativa dos estudantes, que selecionaram os elementos corporais da ginástica circense a serem contemplados ao longo do Clube de Protagonismo, sendo a acrobacia aérea por meio do tecido acrobático, as acrobacias de solo, os malabares, as mágicas e as dramatizações com o palhaço. Assim como a organização e apresentação de um espetáculo à comunidade escolar, finalizando a proposta por meio de uma avaliação coletiva, em que os estudantes puderam analisar as ações promovidas ao longo do clube, destacando suas considerações. Ao final do estudo, percebemos que os estudantes construíram e potencializaram conhecimentos relativos à ginástica circense e aprimoraram suas habilidades físicas, expressivas, cognitivas e sociais.
Resumo em lingua estrangeira: Physical Education has suffered many modifications along its history, frequently changing itself, especially regarding its objectives, intentions, and objects of knowledge to be taught by it, either by the requirements expressed in the legal documents governing National Basic Education or by the essentiality in providing diverse, creative, welcoming and more meaningful experiences to 21st-century students. Thus, it is up to Physical Education to promote different bodily manifestations that stimulate students' curiosities in order to diversify and improve their bodily, cognitive, social and affective repertoires, motivating them to participate collaboratively in the process of building their knowledge, finding in circus gymnastics the possibility of arousing the interest of participants, as well as encouraging the development of autonomy and youth protagonism. This investigation aims to implement actions that enable reflection about the constitution of circus gymnastics as an object of knowledge of Physical Education classes and other areas that the school has, integrating all participants in the research. Circus gymnastics is one of the elements that constitute the Body Culture of Movement and implicitly make up general gymnastics, according to the National Common Curricular Base, has the purpose of providing body experiences through acrobatic possibilities, performative and expressive. This work caused the experiment of circus gymnastics as the content of Physical Education in the school context, through a Protagonism Club, composed of students of the 1st, 2nd, and 3rd years of High School, actions to promote the historical, social and cultural recovery, together with the experience of circus practices adapted to the educational environment. The methodology selected to support this investigation was the qualitative approach of the research-action type, with the use of daily field instruments, systematic observation script (from photographs and filming), and a final questionnaire composed of general questions. The meetings were initiated from a diagnostic survey and followed with the conclusion of the proposal through the collaborative participation of students, who selected the body elements of circus gymnastics to be contemplated throughout the Protagonism Club, being the aerial acrobatics through the acrobatic fabric, the soil acrobatics, the malabar, the magic and the dramatizations with the clown. As well as the organization and presentation of a show to the school community, finalizing the proposal through a collective evaluation, where students could analyze the actions promoted throughout the club, highlighting their considerations. At the end of the study, it was noticed that the students built and enhanced knowledge related to circus gymnastics and improved their physical, expressive, cognitive, and social.
Palavra-chave: Educação física
Ginástica circense
Cultura corporal de movimento
Ensino médio
Clube de protagonismo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physical education
Circus gymnastics
Body culture of movement
High school
Protagonism club
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: LARA, Natália Bianca Bruni de. Uma experiência pedagógica com a ginástica circense no clube de protagonismo: a educação física e a educação integral. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6208
Data defesa documento: 27-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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