Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6360
Tipo documento: Dissertação
Título: Coletânea Educação e Relações Raciais : contribuições para a educação básica
Autor(es): Ferraz, Nelice Antunes
Orientador(a): Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Guimarães, Maristela Abadia
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo : Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e se encontra inserida na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Relações Raciais e Educação (Nepre). Neste trabalho, investigam-se as contribuições da coletânea Educação e Relações Raciais, publicada pelo Nepre no período de 2007 a 2016, para a Educação Básica em Mato Grosso. O interesse pela pesquisa se deu pelo fato de eu enquanto professora da Educação Básica perceber a necessidade da divulgação dos conhecimentos produzidos, para que pudessem contribuir para a melhoria da educação escolar. O objetivo geral que se pretende alcançar é analisar no âmbito da coletânea as produções do Nepre que têm contribuído para a educação das relações étnico-raciais na Educação Básica a partir da realidade do estado de Mato Grosso. A pesquisa é de cunho qualitativo. Adota-se como orientação metodológica a análise documental, segundo Gil (2009) e Lakatos e Marconi (2003), tendo por fonte os exemplares que compõem a coletânea supracitada e, como referencial teórico, Muller (2008), Munanga (2005), Costa (2011). O resultado da pesquisa, conforme análise dos quinze títulos pesquisados, mostrou a existência do racismo no ambiente escolar da educação básica nas modalidades do ensino fundamental e médio nas escolas públicas, das esferas municipais e estaduais. Para desmistificar o racismo persistente na educação básica, se faz necessária a capacitação de professores, gestores e funcionários, para que a escola rompa com o racismo silenciado que persiste na unidade escolar, pois, ao encontrar espaço, reproduz, sistematicamente, a desigualdade racial. Esperamos com este trabalho contribuir com as práticas pedagógicas e subsidiar políticas educacionais e curriculares que se voltem para a promoção da educação das relações étnico-raciais no âmbito escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation was developed in the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso and is part of the research line Social Movements, Politics and Popular Education, under the guidance linked to the Center for Studies and Research on Racial Relations and Education (Nepre). It investigates the contributions of the collection Education and Racial Relations, published by Nepre from 2007 to 2016, for Basic Education in Mato Grosso. The interest in research comes from the understanding, as a teacher of Basic Education, about the continuous need to disseminate the knowledge produced, which can contribute to the improvement of school education. The general objective to be achieved is to analyze, within the scope of the collection, the productions of Nepre that have contributed to the education of ethnic-racial relations in basic education from the reality of the state of Mato Grosso. The research is of a qualitative nature. Documental analysis is adopted as a methodological guideline, according to Gil (2009) and Lakatos and Marconi (2003), having as source the copies that make up the aforementioned collection and as a theoretical reference Muller (2008), Munanga (2005), Costa (2011). It is expected to be able to contribute to pedagogical practices and to subsidize educational and curricular policies aimed at promoting the education of ethnic-racial relations in the school environment. The results of the research, according to the analysis of the fifteen titles surveyed, showed the existence of racism in the school environment of basic education in the modalities of elementary and high school in public schools, municipal and state spheres. In addition to demystifying persistent racism in basic education, it is necessary to train teachers, managers and employees, so that the chool breaks with the silenced racism that persists in the school unit, because, when it finds space, it systematically reproduces racial inequality.This work is of paramount importance because of the fifteen titles researched, the existence of racism in the school environment of basic education in the modalities of fundamental and secondary education in public schools in the municipal and state spheres was verified.
Palavra-chave: NEPRE
Relações raciais
Lei 10.639/03
Educação básica
Palavra-chave em lingua estrangeira: NEPRE
Race relations
Law 10.639/03
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: FERRAZ, Nelice Antunes. Coletânea Educação e Relações Raciais: contribuições para a educação básica. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6360
Data defesa documento: 16-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Nelice Antunes Ferraz.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.