Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6369
Tipo documento: Dissertação
Título: Tecendo a educação ambiental com fios amazônicos e linhas de dignidade
Autor(es): Silva, Regina Aparecida da
Orientador(a): Sato, Michèle Tomoko
Membro da Banca: Lima, Gustavo Ferreira da Costa
Membro da Banca: Morgado, Maria Aparecida
Membro da Banca: Sato, Michèle Tomoko
Resumo : O povoado de Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, é uma pequena região amazônica habitada por uma miscigenação de etnias e grupos sociais: seringueiros, pequenos agricultores, moradores da vila - povos simples que vivem em casas de chão batido ou assoalho de paxiúba, onde constroem seu cotidiano em um ambiente de luta e re-existência, tecendo seus preciosos significados e identidades. Nosso contato com a comunidade, vem através do Projeto Biodiesel Guariba, que é parte do programa “Luz para todos” do governo federal e se realiza através de um convênio entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Eletronorte. Inscritos na fenomenologia, um de nossos desafios foi desvendar os olhares e sentidos dos habitantes de Guariba, tecendo sonhos embalados pelos matizes, que nos possibilitem novos tons e semitons de uma reinvenção educativa para uma vida com mais dignidade. Quais são os olhares de Guariba? Quais são seus desejos para uma boa educação? Em meio a tantos conflitos ambientais, como esse povoado da Amazônia vê um ambiente saudável? Como percebem a ‘qualidade de vida’? Será que para além dos atuais indicadores em uso - como o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, ou a Linha de Pobreza - é possível que a própria comunidade possa construir seus índices? Diante de tantas questões, nossa in-completude pode revelar o quanto ainda temos que aprender, mas evidencia a compreensão de que qualidade de vida jamais poderá ser mensurada apenas por critérios quantitativos. Assim, apostamos na emergência de um compromisso coletivo e fortalecemos nossos desejos de construção de ‘Sociedades Sustentáveis’, que evidenciem seres mais comprometidos e solidários, fenomenologicamente mediatizado pelo respeito ao outro, na ousadia da arquitetura de novos conceitos que possam evidenciar a autonomia, as escolhas e opções de cada povo no marco de suas culturas.
Resumo em lingua estrangeira: The village of Guariba is located in the extreme northwest of Mato Grosso. It is a small Amazonian region inhabited by mixed and ethnic groups: rubber tappers, stakeholders, smallholders and villagers – simple people that live in houses with paxiúba palm floors, where their daily lives facing a harsh environment of fighting building their identities and existence. Our contact with the community arose as a result of the Guariba Biodiesel Project which is a part of the federal government’s “Light for all” programme and which is carried out through an agreement between the Federal University of Mato Grosso (UFMT) and the energy company Eletronorte. As subscribers to the phenomenology thought, one of our challenges was to find out the hopes, perceptions and aspirations of the inhabitants of Guariba, so as to enable them to lead more dignified lives. What do the Guariba residents wonder? What are their expectations of a good education? Facing so much environmental conflict, how does this village perceive a healthy environment? What does ‘quality of life’ mean to them? Could it be that apart from conventional indicators - such as the Index of Human Development - IHD, or the Poverty Line – is it possible that the community itself could create its own index? In trying to improve the lot of the inhabitants of Guariba it might be revealed how much we have yet to learn and that quality of life can never be measured by quantitative criteria it self. In this way, we count on the emergence of a collective effort which strengthens our desires to build ‘Sustainable Societies’, where those people who are more selfless and committed stand out because of their mutual respect for one another and through daring to come up with new concepts that may highlight the choices and options of the populace and their cultures.
Palavra-chave: Educação ambiental
Amazônia
Qualidade de vida
Linha de dignidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Amazonian
Quality of life
Poverty line
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Regina Aparecida da. Tecendo a educação ambiental com fios amazônicos e linhas de dignidade. 2006. [144] f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6369
Data defesa documento: 4-Ago-2006
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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