Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/638
Tipo documento: Dissertação
Título: Política curricular para o ensino de história em Mato Grosso : um estudo sobre o contexto da produção do texto e o contexto da prática
Autor(es): Souza, Leidiane Gomes de
Orientador(a): Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Membro da Banca: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Resumo : A política de Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso – área de Ciências Humanas no discurso de professoras da disciplina de História acerca dessa política, é o objeto de estudo desta dissertação de mestrado. Seu objetivo foi de analisar as possibilidades e dificuldades de implementação da política curricular proposta pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (2012), por meio da análise do texto oficial e do discurso de professoras da disciplina de História, do ensino fundamental e ensino médio, de escolas públicas estaduais localizadas no município de Rondonópolis. Do ponto de vista teórico/metodológico foi utilizado o Ciclo de Política de Stephen J. Ball e Richard Bowe, bem como os escritos de Jefferson Mainardes, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, além de Eni Orlandi. O corpus da pesquisa foi constituído pela transcrição de entrevistas gravadas em áudio e analisadas sob a interpretação do objetivo. O que se observou é que embora tal política se constitua como instrumento orientativo para o planejamento das ações docentes e se apresente como resultado das discussões com professores da rede básica, as entrevistas demonstram sob a ótica da pesquisadora, estranheza, distanciamento e dificuldades em relação à implementação de tal política por parte das professoras entrevistadas.
Resumo em lingua estrangeira: The policy of Curricular Orientations from Mato Grosso State - Human Science area and History teachers speech about this policy is the object of this master dissertation study. The aim of this study is to analyze the possibilities and difficulties of the implementation of the Curricular Policy proposed by the Education Secretary (2012), through the analysis of the official text and the History teachers’ discourse, on elementary and high public schools in Rondonópolis, Mato Grosso. From the theoretical-methodological viewpoint applied in this study, the reference was the Policy Cycle from Stephen J. Ball and Richard Bowe, as well as the writers Jefferson Mainardes, Alice Casimiro Lopes, Elizabeth Macedo and Eni Orlandi. The corpus of this study was made through the transcription of audio recorded interviews and analyzed based on the interpretation of the aim. It was possible to see that although this policy consists as a guidance tool for the planning of teachers’ actions and it is a result of teachers’ discussions, the interviews, based on the researcher’s view, showed weirdness, detachment and difficulties in relation to the implementation of this policy.
Palavra-chave: Política curricular
Discurso
Ciclo de políticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Curricular policy
Discourse
Policy cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SOUZA, Leidiane Gomes de. Política curricular para o ensino de história em Mato Grosso: um estudo sobre o contexto da produção do texto e o contexto da prática. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/638
Data defesa documento: 14-Set-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Leidiane Gomes de Souza.pdf995.67 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.