Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6397
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Tecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso) |
Autor(es): | Quadros, Imara Pizzato |
Orientador(a): | Guarim Neto, Germano |
Membro da Banca: | Guarim Neto, Germano |
Membro da Banca: | Januário, Elias Renato da Silva |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Macedo, Miramy |
Resumo : | O presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande, localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Nãoescolarizado, que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola. Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola. Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado, oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade cultural. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work was realized with the sudents from “Limpo Grande” School, situated in “Várzea Grande”, “Mato Grosso”. This class was formed by 19 components (students) and it configured in a “multi-series” class, from the Elementary School. The main objective was to study the knowledge of the people who did not have a chance to learn about the Environment as a fertile ground for the Environmental Education to be given in the School Education. The subject of this research was dealt with a theorical picture whose frame was the Environment Education, in a permanent conjunction with the idea of the “Local” Knowledge, that is cultural and Education constitutes an important part. It was used as a methodic “base” the focal instruments of retraction: Drawing (as a non-verbal subject) and a Walking in the idea of the informal collocation in the process of learning. Both activities had disclosed that in the bulge on the infantile knowledge it has constructed and incorporated conceptions already existent from our Environment even though it was not a clear concept from the ready and the finished one and critical, it is though a concept. Product that made it clear to the possibility of the students being able to leave that infantile notion and to head to the roots of the Environmental Education inside the school. All this knowledge perceived in this process of investigation was understood as a sensibilizing, in a matter of a non scholarized knowledge and the scholarized knowledge, offeering voice, the guarantee from being of the child in the local culture and in the bigger discussions about the Envirionment equilibrium and conservation, the biodiversity and the “cultural” indentity. |
Palavra-chave: | Cultura Educação escolar Meio ambiente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Culture Pertaining to school education Environment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | QUADROS, Imara Pizzato. Tecendo educação ambiental para escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso). 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6397 |
Data defesa documento: | 9-Jun-2006 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Imara Pizzato Quadros.pdf | 6.18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.