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Tipo documento: Dissertação
Título: “O ardil da precarização” : o trabalho docente nas escolas de ensino médio em tempos de pandemia
Autor(es): Carvalho, Patrícia Simone da Silva
Orientador(a): Fanta, Daniel
Membro da Banca: Fanta, Daniel
Membro da Banca: Bitencourt, Silvana Maria
Membro da Banca: Caetano, Edson
Resumo : Assim como o modo de produção capitalista, o trabalho docente tem se remodelado conforme as constantes crises, e de modo estrutural está condicionado às implicações do capitalismo. No cenário atual rediscute-se a centralidade do trabalho formal, industrializado e assalariado, visto a emergência de diversas modalidades de trabalho marginal, provocados em essência, pela alteração do modelo majoritariamente fordista/taylorista para o modelo de acumulação flexível ou comumente conhecido como Toyotismo. A informalidade e a precarização do trabalho docente ganham espaço e implicam debates acerca de sua potencialidade na superação ao desemprego e sua funcionalidade para o capital. Para tratar a precarização do trabalho docente nos tempos da Covid-19, com foco na rede pública de ensino de Mato Grosso - MT, faz-se necessário uma investigação acerca do mundo do trabalho, das políticas educacionais, da formação docente, do reconhecimento social, das condições de trabalho, da saúde docente, dentre outros fatores que nos levam a entender a profissão. Diante dessas indagações, a presente pesquisa busca compreender o trabalho e a precarização do trabalho docente nas escolas da rede pública do MT, considerando os desafios atuais enfrentados durante a pandemia. Ao longo deste estudo, foi possível trilhar o percurso sócio histórico do trabalho docente e sua precarização no âmbito do sistema educacional. Essa pesquisa é de viés exploratório, aliada a apropriação das abordagens qualitativas. Os resultados apontam que houve retrocessos no âmbito do trabalho docente no Estado de Mato Grosso, e, sobretudo, estabelecer mediações que permitiram inscrever a realidade concreta enquanto síntese de múltiplas determinações. Em suma, a dinâmica da acumulação do capital em Mato Grosso custou a precarização da força de trabalho, transformando o ensino remoto numa perversa dinâmica de exploração e precarização do trabalho docente.
Resumo em lingua estrangeira: Just like the capitalist mode of production, teaching work has been remodeled according to constant crises, and structurally it is conditioned to the implications of capitalism. In the current scenario, the centrality of formal, industrialized and salaried work is being discussed, given the emergence of various forms of marginal work, essentially caused by the change from the mostly Fordist/Taylorist model to the flexible accumulation model or commonly known as Toyotism. The informality and precariousness of teaching work gain space and imply debates about its potential in overcoming unemployment and its functionality for capital. In order to deal with the precariousness of teaching work in the times of Covid-19, with a focus on the public education network in Mato Grosso - MT, it is necessary to investigate the world of work, educational policies, teacher training, social recognition, working conditions, teachers' health, among other factors that lead us to understand the profession. Faced with these questions, this research seeks to understand the professionalization and precariousness of teaching work in public schools in MT, considering the current challenges faced during the pandemic. Throughout this study, it was possible to follow the socio-historic path of teaching work and its precariousness within the educational system. This research has an exploratory bias, combined with appropriation of qualitative approaches. The results indicate that there were advances and setbacks in the scope of teaching work in the State of Mato Grosso, and, above all, establishing mediations that allowed inscribing the concrete reality as a synthesis of multiple determinations. In short, the dynamics of capital accumulation in Mato Grosso cost the precariousness of the workforce, transforming remote teaching by hand into a perverse dynamic of exploitation and precariousness of teaching work.
Palavra-chave: Trabalho docente
Precarização
Ensino remoto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching work
Precariousness
Remote learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Referência: CARVALHO, Patrícia Simone da Silva. “O ardil da precarização”: o trabalho docente nas escolas de ensino médio em tempos de pandemia. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6521
Data defesa documento: 31-Jul-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGS – Dissertações de mestrado

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