Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6570
Tipo documento: Dissertação
Título: Diálogo bioecológico sobre a relação indivíduo, família e escola : vivências, aproximações e distanciamentos no desenvolvimento adolescente
Autor(es): Prado, Luiz Otavio do
Orientador(a): Alves, Paola Biasoli
Membro da Banca: Alves, Paola Biasoli
Membro da Banca: Ferreira, Márcia dos Santos
Membro da Banca: Lima, Luciana Pereira de
Resumo : A pesquisa aqui descrita dedicou-se a investigar, nas vivências adolescentes, o papel que a família e a escola exercem na constituição de sentidos e significados, com ênfase em aspectos protetivos e vulnerabilizantes ao longo do desenvolvimento adolescente. Tratase de uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo por base teórico-metodológica o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano (MBDH), iniciada por Urie Bronfenbrenner. O MBDH propõe um olhar amplo para os estudos em desenvolvimento humano a partir de quatro dimensões de análise interrelacionadas: o Processo, a Pessoa, o Contexto e o Tempo (PPCT). Ao se considerar a amplitude dos fenômenos estudados, a coleta de informações foi realizada com a participação de 5 adolescentes regularmente matriculadas (os) em uma instituição pública de ensino - 4 adolescentes do gênero feminino e 1 do gênero masculino -, de sua família (5 mães) e da escola (3 professoras), compondo um quadro de 13 participantes. A escolha e construção dos instrumentos resultou na organização e aplicação de roteiros de entrevistas semiestruturados (foram 3 roteiros, um para os adolescentes, um para cuidadoras/genitoras e um para professores), dois Jogos de Sentenças Incompletas (para os adolescentes e outro para os professores) e um Jogo Declarativo (para os adolescentes), todos com a possibilidade de aplicação por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A partir das informações obtidas considera-se a discussão de aspectos relacionados à dinâmica de relações dos eixos família-escola, adolescente-família e escola-adolescente, tal como as experiências cotidianas dos participantes - como forma de se obter um registro mais próximo dos contextos em que estão inseridos - e sua percepção individual acerca dos temas investigados. Os resultados alcançados apontam para uma reconhecível diversidade de estruturas familiares, notando-se uma prevalência de aspectos protetivos entre mães e adolescentes alcançados pela pesquisa. Por outro lado, fatores de risco e de vulnerabilidade foram mais identificados nas falas das professoras, que trazem referências mais amplas de sua experiência com adolescentes de diferentes idades e origens.
Resumo em lingua estrangeira: The research described here was dedicated to investigating, in adolescent experiences, the role that the family and the school play in the constitution of senses and meanings, with emphasis on protective and vulnerabilizing aspects throughout adolescent development. This is a qualitative and descriptive research, having the Bioecological Model of Human Development (MBDH) as a theoretical and methodological basis, initiated by Urie Bronfenbrenner. The MBDH proposes a broad look at human development studies from four interrelated dimensions of analysis: the Process, the Person, the Context and Time (PPCT). When considering the amplitude of the phenomena studied, the collection of information was carried out with the participation of 5 adolescents regularly enrolled in a public educational institution - 4 female adolescents and 1 male - from their family (5 mothers) and the school (3 teachers), making up a group of 13 participants. The choice and construction of the instruments resulted in the organization and application of semi-structured interview scripts (there were 3 scripts, one for adolescents, one for caregivers/parents and one for teachers), two Games of Incomplete Sentences (for adolescents and another for teachers) and a Declarative Game (for teenagers), all with the possibility of application through Digital Information and Communication Technologies (DICT). Based on the information obtained, the discussion of aspects related to the dynamics of family-school, adolescent-family and schooladolescent relationships is considered, as well as the daily experiences of the participants - as a way to obtain a closer record of the contexts in which they are inserted - and their individual perception about the investigated themes. The results achieved point to a recognizable diversity of family structures, noting a prevalence of protective aspects among mothers and adolescents reached by the research. On the other hand, risk and vulnerability factors were more identified in the teachers' statements, which bring broader references to their experience with adolescents of different ages and origins.
Palavra-chave: Adolescência
Família-escola
Risco
Proteção
Modelo bioecológico do desenvolvimento humano
Palavra-chave em lingua estrangeira: Adolescence
Family-school
Risk areas
Protection
Bioecological model of human development
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: PRADO, Luiz Otavio do. Diálogo bioecológico sobre a relação indivíduo, família e escola: vivências, aproximações e distanciamentos no desenvolvimento adolescente. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6570
Data defesa documento: 28-Out-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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