Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/6623
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Projeto Político Pedagógico de Letras Português e Espanhol : (entre) o decolonial e as políticas educacionais |
Autor(es): | Ribeiro, Gyan Lucca Pinto |
Orientador(a): | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Lima, Carolina Akie Ochiai Seixas |
Membro da Banca: | Vesz, Fernando Zolin |
Resumo : | A presente dissertação de mestrado insere-se no campo da Linguística Aplicada, buscando compreender as interações sociais mediadas pela linguagem, com foco especial nas políticas linguísticas. O estudo concentrou-se na análise do projeto curricular de um curso superior destinado à formação de professores de português e espanhol, situando-se também nos estudos sobre Decolonialidade. A pesquisa visou examinar o currículo e documentos normativos, confrontando-os a partir de uma perspectiva decolonial e analisando as implicações desse enfoque crítico. O objetivo foi contribuir para o entendimento das políticas educacionais e linguísticas, oferecendo questionamentos e teorizações para o debate contemporâneo sobre a formação de professores de língua espanhola e a decolonização dos currículos. O estudo parte da premissa de que o currículo é um "território em disputa", conforme Miguel Arroyo, sendo moldado por estruturas políticas e ideológicas. A pesquisa foi inspirada por experiências pessoais, como a participação em eventos acadêmicos e o exercício como docente de línguas estrangeiras. Observou-se a necessidade de repensar e diversificar os currículos, especialmente no contexto do ensino de língua espanhola, visando uma abordagem mais inclusiva e reflexiva. A abordagem decolonial propõe transcender as estruturas coloniais, construindo novas formas de conhecimento e poder. No contexto do ensino de espanhol, isso implica reconhecer a diversidade cultural da língua e promover uma educação mais equitativa. A pesquisa questionou a hegemonia do espanhol ibérico e defende uma representação mais ampla das variedades linguísticas latino-americanas. O estudo também abordou a formação de professores, destacando a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no processo de ensinoaprendizagem. Questionou-se a predominância de abordagens tradicionais e enfatizou a necessidade de integrar perspectivas decoloniais e transdisciplinares no ensino de línguas. Por meio de uma análise documental, a pesquisa visou investigar a presença da decolonialidade no currículo do curso de Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas da UFMT, comparando-o com normativas e políticas educacionais. Avaliou-se como o currículo promove a inclusão das vozes do sul e das diversas identidades culturais e linguísticas presentes na América Latina. Em síntese, a dissertação pretendeu contribuir para a promoção de uma educação linguística e literária mais inclusiva e crítica, que valorize as diversidades culturais e linguísticas e estimule o protagonismo das diversas identidades não hegemônicas no contexto do ensino de língua espanhola. |
Resumo em lingua estrangeira: | Este trabajo de fin de máster se encuadra en el campo de la Lingüística Aplicada, buscando comprender las interacciones sociales mediadas por el lenguaje, con especial atención a las políticas lingüísticas. El estudio se centra en el análisis del proyecto curricular de un curso de educación superior destinado a la formación de profesores de portugués y español, centrándose también en estudios sobre Decolonialidad. La investigación tiene como objetivo examinar el currículo y los documentos normativos, confrontándolos desde una perspectiva decolonial y analizando las implicaciones de este enfoque crítico. El objetivo es contribuir a la comprensión de las políticas educativas y lingüísticas, ofreciendo preguntas y teorías para el debate contemporáneo sobre la formación de profesores de lengua española y la descolonización de los currículos. El estudio parte de la premisa de que el currículum es un "territorio en disputa", según Miguel Arroyo, moldeado por estructuras políticas e ideológicas. La investigación se inspiró en experiencias personales, como participar en eventos académicos y trabajar en la enseñanza de lenguas extranjeras. Era necesario repensar y diversificar los planes de estudio, especialmente en el contexto de la enseñanza del idioma español, buscando un enfoque más inclusivo y reflexivo. El enfoque decolonial propone trascender las estructuras coloniales, construyendo nuevas formas de conocimiento y poder. En el contexto de la enseñanza del español, esto implica reconocer la diversidad cultural de la lengua y promover una educación más equitativa. La investigación cuestiona la hegemonía del español ibérico y aboga por una representación más amplia de las variedades lingüísticas latinoamericanas. El estudio también aborda la formación docente, destacando la importancia de un enfoque crítico y reflexivo en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Se cuestiona el predominio de los enfoques tradicionales y se enfatiza la necesidad de integrar perspectivas decoloniales y transdisciplinarias en la enseñanza de lenguas. A través de un análisis documental, la investigación tiene como objetivo investigar la presencia de la decolonialidad en el currículo de la carrera de Lengua Portuguesa y Española y Respectivas Literaturas de la UFMT, comparándola con las normas y políticas educativas. El objetivo es evaluar cómo el currículo promueve la inclusión de voces del sur y de las diversas identidades culturales y lingüísticas presentes en América Latina. En resumen, la disertación pretende contribuir a la promoción de una educación lingüística y literaria más inclusiva y crítica, que valore las diversidades culturales y lingüísticas y fomente el protagonismo de diferentes identidades no hegemónicas en el contexto de la enseñanza de la lengua española. |
Palavra-chave: | Política linguística Decolonialidade Projeto político-pedagógico |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Política lingüística Decolonialidad Proyecto político-pedagógico |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | RIBEIRO, Gyan Lucca Pinto. Projeto Político Pedagógico de Letras Português e Espanhol: (entre) o decolonial e as políticas educacionais. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/6623 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2024_Gyan Lucca Pinto Ribeiro.pdf | 5.14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.