Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6697
Tipo documento: Dissertação
Título: A dança de siriri e suas possibilidades na escola : o modo como o aluno se identifica com a cultura popular local
Autor(es): Siqueira, Edevaldo Gonçalves
Orientador(a): Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Grunennvaldt, Ana Carrilho Romero
Membro da Banca: Coffani, Márcia Cristina Rodrigues da Silva
Membro da Banca: Simões, Renata Duarte
Resumo : A dança, prática social marcada pela cultura de cada grupo e sociedade, ao se integrar à Educação Física, porta-se como elemento relevante da cultura corporal de movimento. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta como temática a prática pedagógica da dança de Siriri, uma dança que representa um dos maiores símbolos culturais do povo de Mato Grosso. O estudo teve por objetivo possibilitar o trato pedagógico dos conhecimentos da dança de Siriri em uma escola pública de Mato Grosso, como manifestação relevante da cultura local. A pesquisa se constitui de abordagem qualitativa e toma como eixo central, no âmbito teórico metodológico, a Pesquisa Ação, pela possibilidade de os participantes atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Marlene Marques de Barros, localizada no munícipio de Várzea Grande - MT. Os sujeitos colaboradores deste estudo foram estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, sendo 9 meninas e 5 meninos, num total de 14 estudantes, participantes do projeto “Conhecendo a dança de Siriri na escola”, no qual foram desenvolvidas 15 aulas de dança. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos o roteiro de observação do participante e os questionários de entrada e de saída, aplicados no início e no término das ações, bem como os planos de aulas. Durante as aulas, ocorreram registros com imagens e vídeos feitos pelo celular do pesquisador. Todas as informações obtidas por intermédio dos instrumentos de coleta de dados foram analisadas, discutidas e fundamentadas pelo referencial teórico. Na literatura, encontramos que o siriri sobrevive em meio ao avanço dos meios tecnológicos e da cultura de massa, pois tem adotado novos elementos que contribuem para a sua ressignificação. O estudo evidencia a necessidade de mais trabalhos publicados, inclusive de mais estratégias de ensino para se trabalhar com dança nas aulas de Educação Física. As oficinas se mostraram como momentos ricos de trocas entre todos os envolvidos na ação. Os estudantes destacaram como pontos mais relevantes a socialização, o momento de apresentação, as aulas de dança e, acima de tudo, compreenderam toda a representatividade que a dança de Siriri carrega enquanto cultura popular do povo mato-grossense. Por fim, a pesquisa se mostrou apenas como uma das possiblidades de se tratar a dança de Siriri na escola, já que sinaliza a abertura do caminho para pesquisas futuras que contribuirão com essa temática. Verificou-se que presença da dança na escola está atrelada à vontade do professor em querer contextualizá-la. As ações da pesquisa na escola se mostram enriquecedoras, na medida em que os estudantes participantes perceberam de maneira positiva essa experiência.
Resumo em lingua estrangeira: Dance, a social practice marked by the culture of each group and society, when integrated into Physical Education, behaves as a relevant element of the body culture of movement. In this context, this research presents as a theme the pedagogical practice of Siriri dance, a dance that represents one of the greatest cultural symbols of the people of Mato Grosso. The study aimed to enable the pedagogical treatment of Siriri dance knowledge in a public school in Mato Grosso, as a relevant manifestation of the local culture. The research is based on a qualitative approach and takes as its central axis, in the theoretical and methodological scope, the Action Research, due to the possibility for the participants to act in a shared way in the production of knowledge and pedagogical actions. The research was carried out at the State School Professora Marlene Marques de Barros, located in the municipality of Várzea Grande - MT. The collaborating subjects of this study were students of the sixth and seventh years of Elementary School, 9 girls and 5 boys, in a total of 14 students, participants of the project “Knowing Siriri’s dance at school”, in which 15 dance classes were developed. As data collection instruments, we used the participant observation script and the entry and exit questionnaires, applied at the beginning and end of the actions, as well as the lesson plans. During the classes, there were records with images and videos made by the researcher's cell phone. All the information obtained through the data collection instruments were analyzed, discussed and based on the theoretical framework. In the literature, we find that the Siriri survives in the midst of the advancement of technological means and mass culture, as it has adopted new elements that contribute to its re-signification. The study highlights the need for more published works, including more teaching strategies to work with dance in Physical Education classes. The workshops proved to be rich moments of exchange between all those involved in the action. The students highlighted as the most relevant points the socialization, the moment of presentation, the dance classes and, above all, they understood all the representativeness that the Siriri dance carries as popular culture of the people of Mato Grosso. Finally, the research proved to be just one of the possibilities of dealing with the Siriri dance at school, as it signals the opening of the way for future research that will contribute to this theme. It was found that the presence of dance at school is linked to the teacher's willingness to contextualize it. The research actions at school are enriching, as the participating students perceived this experience in a positive way.
Palavra-chave: Escola
Ensino fundamental
Educação física
Dança de siriri
Palavra-chave em lingua estrangeira: School
Elementary school
Physical education
Siriri dance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF
Referência: SIQUEIRA, Edevaldo Gonçalves. A dança de siriri e suas possibilidades na escola: o modo como o aluno se identifica com a cultura popular local. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6697
Data defesa documento: 27-Feb-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PROEF – Dissertações de mestrado

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