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Tipo documento: Dissertação
Título: Crise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso : um olhar para o ensino de geografia
Autor(es): Carvalho, Robson Ferreira da Silva
Orientador(a): Dalla Nora, Giseli Gomes
Membro da Banca: Dalla Nora, Giseli Gomes
Membro da Banca: Garcia, Patricia Helena Mirandola
Membro da Banca: Cantóia, Silvia Fernanda
Resumo : Esta pesquisa propõe um debate sobre a crise hídrica e os incêndios florestais que ocorreram no Pantanal de Mato Grosso, explorando como esses temas são abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares do Estado de Mato Grosso (DRCsMT), e sugerindo formas de desenvolvê-los no ensino de Geografia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas documentais e análises de fontes bibliográficas e periódicos, com foco nos eventos de 2020. A investigação revelou as deficiências e potencialidades das políticas públicas de educação no que tange à inclusão dos temas de crise hídrica e incêndios florestais. Um amplo debate foi promovido para entender a relação entre esses fenômenos no Pantanal de Mato Grosso e a importância do ensino de Geografia para a compreensão e prevenção desses eventos. A disciplina de Geografia é destacada como fundamental para a compreensão ativa e transformadora da realidade, indo além da simples repetição de dados. Ao examinar questões como a escassez de água e os incêndios, a pesquisa enfatiza a conexão entre as ações humanas e os impactos ambientais, defendendo uma abordagem conjunta e integrada. Foram propostas estratégias pedagógicas inovadoras, como a utilização de imagens de satélite do Google Earth e a exploração de podcasts educativos, para abordar os temas de forma mais envolvente e contextualizada. A análise também destacou a importância de métodos como filmes e planos de aula específicos para fomentar a educação ambiental e geográfica entre os alunos.
Resumo em lingua estrangeira: This research proposes a discussion about the water crisis and forest fires that occurred in the Pantanal of Mato Grosso, exploring how these topics are addressed in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Educational Guidelines of the State of Mato Grosso (DRCsMT), and suggesting ways to develop them in Geography teaching. Using a qualitative approach, documentary research and analysis of bibliographic sources and journals focusing on the events of 2020 were conducted. The investigation revealed the deficiencies and potentialities of public education policies regarding the inclusion of water crisis and forest fires topics. A broad debate was promoted to understand the relationship between these phenomena in the Pantanal of Mato Grosso and the importance of Geography teaching for the understanding and prevention of these events. Geography is highlighted as fundamental for active and transformative understanding of reality, going beyond mere data repetition. By examining issues such as water scarcity and fires, the research emphasizes the connection between human actions and environmental impacts, advocating for a joint and integrated approach. Innovative pedagogical strategies were proposed, such as using satellite images from Google Earth and exploring educational podcasts, to address the topics in a more engaging and contextualized manner. The analysis also highlighted the importance of methods like films and specific lesson plans to foster environmental and geographical education among students.
Palavra-chave: Crise hídrica
Incêndios florestais
Pantanal
BNCC
DRCs-MT
Ensino de geografia
Educação ambiental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Water crisis
Forest fires
Pantanal
BNCC
DRCs-MT
Geography teaching
Environmental education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: CARVALHO, Robson Ferreira da Silva. Crise hídrica e incêndios florestais no Pantanal de Mato Grosso: um olhar para o ensino de geografia. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6732
Data defesa documento: 14-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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