Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/6753
Tipo documento: Dissertação
Título: Comunicação e refúgio : análise da produção midiática de uma jovem refugiada no TikTok durante a Guerra da Ucrânia
Autor(es): Moraes, Mariana Marcela de Fátima
Orientador(a): Almeida, Cristóvão Domingos de
Membro da Banca: Almeida, Cristóvão Domingos de
Membro da Banca: Ferreira, Fernanda Vasques
Membro da Banca: ElHajji, Mohammed
Resumo : Após a declaração de guerra e início dos bombardeios entre Rússia e Ucrânia, registros de vídeo por parte de refugiados em meio ao conflito viralizaram na plataforma do TikTok, entre eles o perfil de Valéria Shashenok, jovem ucraniana refugiada. O objetivo da pesquisa é contextualizar o conflito armado entre Rússia e Ucrânia enquanto disputa midiática de narrativas, analisando alguns registros de Shashenok por meio de seus dez vídeos mais visualizados nos primeiros cem dias de guerra. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos como deslocamento forçado, migração, memória e discurso. Metodologicamente, o estudo é qualitativo, de natureza descritiva e bibliográfica, com coleta de dados netnográfica e análise textual discursiva, a fim de compreender o conflito pelos paradigmas da comunicação. Pode-se perceber que o conteúdo discurso narrativo midiático politizado de Shashenok culmina em diferentes narrativas e engajamentos divergentes sobre o conflito, além da presença de um posicionamento pessoal da influencer quanto à guerra e ao presidente russo.
Resumo em lingua estrangeira: After the declaration of war and the start of bombings between Russia and Ukraine, video recordings by refugees amid the conflict went viral on the TikTok platform, including the profile of Valéria Shashenok, a young Ukrainian refugee. The objective of the research is to contextualize the armed conflict between Russia and Ukraine as a media dispute of narratives, analyzing some of Shashenok's records through his ten most viewed videos in the first hundred days of the war. The research is based on concepts such as diaspora, migration, memory, and discourse. Methodologically, the study is qualitative, descriptive, and bibliographic, with netnographic data collection and discursive textual analysis, to understand the conflict through communication paradigms. It can be seen that Shashenok's politicized media narrative content culminates in different narratives and divergent engagements about the conflict, in addition to the presence of the influencer's position regarding the war and the Russian president.
Palavra-chave: TikTok
Refugiada
Comunicação
Guerra
Ucrânia
Palavra-chave em lingua estrangeira: TikTok
Refugee
Communication
War
Ukraine
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Referência: MORAES, Mariana Marcela de Fátima. Comunicação e refúgio: análise da produção midiática de uma jovem refugiada no TikTok durante a Guerra da Ucrânia. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6753
Data defesa documento: 1-Feb-2024
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - PPGCOM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2024_Mariana Marcela de Fátima Moraes (1).pdf8.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.